postado em 16/03/2011 08:36
As rodovias estaduais vão ficar pelo menos até setembro sem fiscalização de pardais devido ao esquema de fraudes na implantação de controladores eletrônicos. A decisão do governo estadual de recomeçar da estaca zero a licitação dos aparelhos deverá provocar um atraso mínimo de três meses na reativação da vigilância, suspensa desde novembro e prevista para ocorrer em junho.A demora poderá ser maior se houver recursos judiciais. O deputado estadual Diógenes Basegio (PDT) pretende colher assinaturas a partir de hoje para uma CPI destinada a investigar as irregularidades.
Desde 25 de novembro, os radares fixos localizados nas vias estaduais estão desativados devido ao fim do contrato de operação, que já havia sido firmado em caráter emergencial por seis meses com a empresa Kopp ; uma das citadas na reportagem sobre o esquema de fraudes produzida pela RBS TV e exibida no Fantástico no domingo.
A expectativa do governo era concluir uma nova licitação e reativar os equipamentos em junho, mas a eclosão do escândalo fez o Piratini recomeçar o processo do zero.