Brasil

Vacinação contra a gripe incluirá crianças, gestantes e servidores da saúde

postado em 17/03/2011 16:29
Esse ano o Ministério da Saúde se prepara para a 13; Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. A novidade deste ano é que além dos idosos e povos indígenas, também serão incluidos nos grupo prioritário outros três grupos, as crianças de seis meses a dois anos, gestantes em qualquer período da gestação e os trabalhadores da área da saúde.

A meta é vacinar 23,8 milhões de pessoas, mas o Ministério da Saúde estima que cerca de 29,8 milhões podem ser imunizadas do dia 25 de abril à 13 de maio, nos 65 mil postos espalhados por todo o país.

Todas as pessoas devem tomar apenas uma dose da vacina, com exceção das crianças que tomam duas doses. Durante entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (17/3), o ministro da Saúde Alexandre Padilha explicou que as crianças têm o desenvolvimento da imunidade diferente dos adultos, por isso, a vacinação ocorre em duas etapas.

Como em 2011 o Brasil não enfrenta pandemia da gripe A H1N1, não haverá campanha específica, mas a imunização contra o vírus vai ocorrer da mesma forma na vacina contra a gripe comum que também é preparada para imunizar contra a H1N1. Segundo o ministério, a única contra indicação é para as pessoas alérgicas a ovo. O investimento da campanha é de R$ 229 milhões.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação