Brasil

Índio é preso por suspeita de assassinato em Ronda Alta, no Sul

Desentendimento por motivos religiosos teria provocado crime na madrugada deste domingo em reserva indígena

postado em 20/03/2011 17:23
Um índio foi preso em flagrante suspeito de ter assassinado um homem por volta das 2h deste domingo (20/3) em Linha Santa Lúcia, na reserva indígena Serrinha, em Ronda Alta, no norte gaúcho. Segundo a Polícia Civil de Sarandi, um desentendimento por motivos religiosos teria motivado o crime.

De acordo com o delegado Edson Tadeu Cezimbra, um grupo de quatro adultos e uma criança de 11 anos, vindos de Santa Bárbara do Sul, estaria acampando e pescando na localidade. Durante a noite, dois homens foram até um casebre localizado a cerca de 150 metros do acampamento, onde estariam dois índios.

No local, estariam conversando sobre diversos assuntos ao redor de um fogão à lenha. Algum tempo depois, o índio Valdecir Veloso, 47 anos, teria chegado à residência. Minutos depois, um dos homens do grupo teria pego uma bíblia pequena e começou a lê-la em voz alta, o que teria desagradado o recém chegado.

Depois de uma discussão, Veloso teria atacado Nilton Luís de Moraes Vieira, 50 anos, e acertado o pescoço da vítima com um objeto cortante. O golpe fatal provocou um corte de aproximadamente 15 centímetros.

Logo após, Veloso teria perseguido o outro homem do grupo, que fugiu em direção à mata. A Brigada Militar de Ronda Alta foi acionada e prendeu o índio em flagrante no local do crime. Em seguida, ele foi recolhido ao presídio de Sarandi.

A polícia não sabe se ele usou uma faca ou uma foice para assassinar a vítima, pois a arma não foi encontrada. Segundo o delegado Cezimbra, o índio estaria embriagado e, após o crime, teria arrastado o corpo para fora do casebre.

Conforme o delegado, a criança de 11 anos que acompanhava o grupo de Santa Bárbara do Sul era filho da vítima. Cezimbra disse que os amigos teriam obtido autorização para pescar na reserva graças à ajuda de um conhecido de Constantina, que teria intermediado o contato com os índios.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação