Brasil

Bill Clinton pede que o Brasil ajude a desbloquear as negociações do clima

Agência France-Presse
postado em 26/03/2011 20:29
Manaus - O ex-presidente americano Bill Clinton incentivou neste sábado o Brasil a exercer sua liderança em termos de meio ambiente e ajude a desbloquear as negociações do clima convencendo seus principais sócios comerciais, Estados Unidos e China, a reduzir suas emissões nocivas ao clima.

"Vocês não podem criar um futuro sustentável para o Brasil sozinhos, têm que convencer um número suficiente de outros emissores de gases de efeito estufa, incluindo os Estados Unidos e a China, seus dois maiores sócios comerciais, para que se somem à redução de emissões", afirmou Clinton, que participa em um encontro de presidentes e altos executivos das maiores empresas do Brasil em um fórum empresarial sobre sustentabilidade realizado em Manaus.

Clinton afirmou que o exemplo do Brasil pode ajudar a "romper a barreira que nos impediu de alcançar um acordo na cúpula do clima Copenhague-2009", onde não foi obtido um compromisso global de redução de emissões.

O ex-presidente elogiou os avanços do Brasil ao reduzir 75% do desmatamento amazônico e a produção de biocombustível etanol.

Clinton afirmou, inclusive, que apoia a entrada do Brasil no Conselho de Segurança da ONU com um posto permanente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação