postado em 28/03/2011 19:36
Com as fortes chuvas de granizo, os municípios gaúchos de Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Alegrete e Não-Me-Toque, encaminharam à Defesa Civil do estado pedido para que seja decretada situação de emergência.De acordo com o capitão Ari Ferreira, da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, em Alegrete, as chuvas de granizo fizeram com que 65 famílias tivessem suas casas destelhadas. ;É uma época bastante complicada, porque há prejuízos na agricultura, educação, saúde;, disse.
Ferreira informou que, em Maximiliano de Almeida, 120 famílias foram atingidas e, em Não-Me-Toque, 3.750 pessoas tiveram prejuízos em seus lares. Já em Paim Filho, 2.450 foi o número de pessoas afetadas pelas enxurradas.
Segundo o prefeito do município de Maximiliano de Almeida, Avilson Lazarri, o temporal provocou estragos em casas e lavouras. Cerca de 200 quilômetros de estrada foram danificados na zona rural.
;É inexplicável [o quanto] os prejuízos que as chuvas estão trazendo. Teve uma propriedade rural que teve sua plantação de soja bastante destruída, fora os 10 hectares de feijão;, relata Lazarri.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para amanhã (29) céu parcialmente nublado com pancadas de chuva no Norte e Nordeste do estado. Nas demais regiões, o céu estará parcialmente nublado. A temperatura estará em ligeiro declínio, com a máxima prevista em 27 graus Celsius (;C) e a mínima, 8;C. Os ventos estarão soprando na direção de Sul para Leste e sua intensidade estará de fraca a moderada.