Paris - Foram localizados os motores e parte da asa do avião da Air France, que caiu ao longo da costa brasileira no dia 1; de junho de 2009. O acidente deixou 228 mortos, entre passageiros e tripulantes. O Airbus A330 decolou do Rio de Janeiro com destino a Paris. Investigadores têm esperanças de encontrar as caixas-pretas da aeronave.
O anúnciou foi feito neste domingo (4/3) pelo Escritório de Investigações e Análises (BEA), encarregado da investigação técnica.
"Durante as operações de busca no mar realizadas nas últimas 24 horas e dirigidas pelo WHOI (Woods Hole Oceanographic Institution), a equipe a bordo do navio ;Alucia; localizou destroços do avião", indicou o BEA, encarregado da investigação técnica.
"Esses destroços foram identificados pelos investigadores do BEA como pertencentes ao avião A330-203, voo AF 447", que caiu no dia 1; de junho de 2009, acrescentou o organismo francês em um comunicado indicando que "informações complementares serão divulgadas no futuro".
Os investigadores têm "esperanças" de encontrar as caixas-pretas da aeronave, já que os destroços estão "relativamente concentrados", declarou à AFP o diretor do Escritório de Investigações e Análises (BEA).
Nova fase
O BEA iniciou no dia 25 de março uma quarta fase de buscas no mar para encontrar os destroços do voo AF 447, que desapareceu no Oceano Atlântico em 1; de junho de 2009, deixando todos os 228 passageiros e tripulantes mortos. As causas exatas da tragédia ainda não foram elucidadas.
Perguntado sobre o que já foi localizado, Troadec disse que foram encontrados "os motores e algumas partes da asa".
A nova fase de buscas foi iniciada em uma zona de 10.000 km2, ou seja, um raio de 75 quilômetros em torno da última posição conhecida do voo AF 447.