postado em 05/04/2011 15:35
A madrugada desta terça-feira (5/4) foi de vento forte e granizo em várias cidades do Interior do Rio Grande do Sul. Praticamente todas as regiões do Estado foram atingidas. Quedas de postes e árvores prejudicaram o trânsito e provocaram falta de luz em diversos municípios. Destelhamentos de casas também foram registrados.No Noroeste e nas Missões o granizo deixou marcas em Alegria, onde cerca de 80 casas no centro da cidade ficaram destelhadas. Em Eugênio de Castro, segundo o secretário de administração, Adair dos Anjos, seis horas depois do temporal ainda era possível ver os pedaços de gelo no chão. Em Ijuí, foram registradas poucas pedras e não houve danos a residências. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Santo Ângelo, três casas foram parcialmente danificadas pelas pedras de gelo que caíram sobre a cidade. As residências foram cobertas por lonas disponibilizadas pela corporação.
Na Região Metropolitana, cerca de mil consumidores continuam sem energia elétrica na zona rural de Nova Santa Rita. Após a tempestade, pelo menos 20 postes da rede de fornecimento foram danificados ou caíram. A chuva ainda deixou 25,4 mil clientes sem luz em Porto Alegre, Guaíba e Eldorado do Sul na noite de segunda-feira.
Em São Leopoldo, no Vale do Sinos, as fortes rajadas de vento, por volta das 21h de segunda-feira, derrubaram diversas árvores. Os bombeiros retiraram algumas que estavam bloqueando vias importantes do município.
Na Serra, foi registrado vento de 93 km/h entre as 5h e as 6h desta terça-feira, em São José dos Ausentes. Na cidade de Bento Gonçalves, a rajada alcançou a velocidade de 65 km/h. Um vendaval provocou a queda de postes em Bom Jesus. Na Avenida Lauri Boeira Jacoby, próximo à rótula da BR-285, caíram quatro postes, por volta das 5h30min. Parte da cidade ficou sem luz e sem água. Não há registro de destelhamentos.