postado em 07/04/2011 11:58
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroporturária (Infraero) informou, por meio da assessoria de imprensa, que o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) e Santos Dumont do Rio de Janeiro foram reabertos às 11h15 desta quinta-feira (7/4). Os aeroportos chegaram a ficar fechados nesta manhã por conta de um vazamento de gás na torre de controle do Galeão.O acidente fechou o espaço aéreo para voos e decolagens por volta das 10h, o que impediu que aviões levantassem voo durante o período no Aeroporto Tom Jobim. O fato também causou problemas no Santos Dumont que ficou fechado por impossibilidade de contato. A Infraero explicou que a torre controla o espaço áereo dos dois aeroportos do Rio de Janeiro.
A situação foi relatada em diversas contas da famosa rede social, Twitter. Um dos usuários Hugo Gloss retuitou uma declaração: "Todos os voos do RJ suspensos! Vazamento de alguma coisa na sala de tráfego aéreo e por isso estão sem controle do espaço aéreo! CAOS".
Confira nota da Força Área Brasileira
O Comando da Aeronáutica informa que hoje uma empresa terceirizada que realizava obras no Aeroporto Internacional do Galeão perfurou, acidentalmente, um encanamento de gás, ocasionando vazamento que atingiu o ambiente de trabalho dos controladores de tráfego aéreo através do sistema de ar-condicionado.
De acordo com o previsto no Plano de Segurança daquela torre, as aeronaves em voo foram transferidas para outros órgãos de controle e as instalações foram evacuadas. As operações de pousos e decolagens dos Aeroportos do Galeão e Santos Dumont foram interrompidas entre 10h40 e 11h15 (horário de Brasília).
Ainda de acordo com o Plano de Segurança do local, controladores de sobreaviso foram acionados e restabeleceram as operações no Rio de Janeiro às 11h10, utilizando máscaras anti-gás.
Neste momento, o vazamento já foi contido pela empresa responsável, as decolagens foram restabelecidas e as máscaras deixaram de ser utilizadas pelos controladores às 11h50.