Brasil

Ministério espera vacinar 80% do público-alvo na campanha contra Gripe

"Se conseguirmos vacinar 80% das pessoas contra a gripe, teremos grande proteção", diz Padilha

postado em 29/04/2011 11:39
Na véspera do Dia de Mobilização Nacional de Vacinação contra a Gripe, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta sexta-feira (29/4) que, se a pasta conseguir alcançar a meta de vacinar 80% do público-alvo definido para a campanha, terá alcançado alto índice de proteção para todo o país.

Este ano, além de idosos com mais de 60 anos e indígenas, devem receber a dose gestantes, crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos e profissionais de saúde ; ao todo, 30 milhões de pessoas. Os grupos foram definidos por apresentarem maior chance de complicações e, no caso de médicos e enfermeiras, para evitar a transmissão da doença durante o atendimento.

De acordo com o ministro, 65 mil postos em todo o país estarão abertos amanhã (30) para reforçar a campanha. Para a compra da vacina, foram gastos R$ 230 milhões. Segundo a pasta, 200 mil profissionais de saúde participam da imunização, que será concluída no dia 13 de maio.

;Só é possível garantir essa vacina de forma gratuita porque estamos produzindo a vacina aqui no Brasil. Hoje, 90% das doses de vacinas no Brasil são produzidos nos laboratórios públicos brasileiros. É um grande investimento que fazemos para incorporar tecnologia e produzir conhecimento aqui;, disse, ao participar de entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços.

Padilha garantiu que a vacina é segura e que os efeitos colaterais mais comuns são apenas dores no corpo e, eventualmente, febre. ;É melhor do que correr o risco de uma gripe com complicações como a pneumonia.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação