Estado de Minas
postado em 03/05/2011 08:40
A pouco mais de três anos para a Copa;2014, Belo Horizonte começa a tirar do papel mais uma obra de mobilidade urbana de um pacote anunciado para que a cidade se torne apta a ser uma das sedes do Mundial. A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura publicou licitação para construção do Complexo Vilarinho, conjunto de viadutos, trincheiras e passarelas na interseção das avenidas Pedro I e Vilarinho, na Região de Venda Nova. A previsão é de que as intervenções comecem no segundo semestre e sejam concluídas até julho de 2013. Também estão previstas para este mês a abertura de concorrência pública para a segunda etapa do Bulevar Arrudas, do Barro Preto, na Região Centro-Sul, ao Coração Eucarístico, na Noroeste, e para o desassoreamento e despoluição da Lagoa da Pampulha.O Complexo Vilarinho será adequado para receber duas estações do Bus Rapid Transit (BRT). O investimento será de R$ 44,7 milhões, recurso do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, que anunciou R$ 1,02 bilhão para obras em BH incluídas na matriz de responsabilidades para a Copa. A Prefeitura investirá mais cerca de R$ 400 milhões em indenizações a famílias desapropriadas nas áreas onde haverá intervenções de mobilidade urbana. O próximo passo da Secretaria de Obras será publicar o edital para a ampliação do Bulevar Arrudas, da Avenida Barbacena à Rua Extrema, incluindo a transposição de linha férrea. O valor do investimento e as datas de início e finalização das obras não foram informados.
Também estão em andamento a construção de viadutos da Avenida Abraão Caram com a Antônio Carlos, perto do câmpus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Pampulha (R$ 34,4 milhões), previsto para ficar pronto até o fim do ano, e a duplicação dos 3,5 quilômetros da Avenida Pedro I, entre as avenidas Portugal (Pampulha) e Vilarinho. Ao custo de R$ 173 milhões, deverá ser concluída no segundo semestre de 2013, com as adaptações necessárias para a circulação da linha de BRT Antônio Carlos/Pedro I. A duplicação da Antônio Carlos é a única obra para a Copa que ficou pronta até agora na cidade.
O presidente do Comitê Executivo Organizador da Copa do Mundo de Belo Horizonte, Tiago Lacerda, garante que todas as obras de mobilidade estarão concluídas até o início do Mundial, em junho de 2014, embora a maior parte ainda não tenha sido licitada. ;Com certeza, todas as intervenções que facilitarão o acesso ao Mineirão serão terminadas até a Copa. Algumas, inclusive, já estarão prontas para a Copa das Confederações, em 2013;, disse. Segundo ele, o chamamento público para contratação de empresa que fará a despoluição da lagoa deverá ser feito nesse mês. ;A limpeza da lagoa foi uma solicitação que fizemos ao Ministério do Turismo. Não posso informar o valor do investimento agora, pois dependerá da tecnologia que será empregada;, afirmou.
Anel rodoviário
Tiago Lacerda disse que a revitalização do Anel Rodoviário de Belo Horizonte não faz parte da matriz de responsabilidade para a Copa, mas ressalta que trata-se de um projeto importante para a fluidez do trânsito da capital durante o Mundial. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) não divulgou nessa segunda-feira o vencedor do consórcio que fará o projeto executivo da obra no corredor mais movimentado de BH, como havia prometido. Segundo a Coordenação de Licitação de Obras e Serviços da autarquia, o resultado deverá ser publicado nesta semana no Diário Oficial da União.
Confira as intervenções viárias em BH
Concluída
Reforma da Antônio Carlos
Obras -duplicação e criação de pistas exclusivas para ônibus (busway), que servirão para a circulação do BRT Antônio Carlos/Pedro I
Em andamento
Viaduto da Abraão Caram com Antônio Carlos
Obras -implantação de dois viadutos, atendendo todos os fluxos de circulação
Início -1; semestre de 2010 ; Conclusão: 2; semestre de 2011
Investimentos -R$ 34,4 milhões
Duplicação da Pedro I
Obras -duplicação da avenida em toda a sua extensão (cerca de 3,5 quilômetros), entre as avenidas Portugal e Vilarinho
Início -fevereiro de 2011 ; Conclusão: 2; semestre de 2013
Investimentos -R$ 173 milhões
Ampliação do Bulevar Arrudas (1; etapa)
Obras - recuperação estrutural da laje de fundo, cobertura da canalização, canteiro central elevado, demolição e reconstrução dos passeios para adequação às normas de acessibilidade, novas pistas, construção de ciclovia, recuperação e ampliação da drenagem pluvial, implantação de postes de iluminação pública e sinalização de trânsito e paisagismo no trecho entre a Avenida do Contorno, da Rua dos Carijós à Avenida Barbacena/Avenida Tereza Cristina
Início -1; semestre de 2010 ; Conclusão: 1; semestre de 2011
Investimentos -R$ 63,5 milhões
Ampliação da Centro de Controle Operacional (CCO) da BHTrans
Serviços -implantação de novas tecnologias de monitoramento do trânsito, softwares e equipamentos, oferecendo informações em tempo real para motoristas
Conclusão - abril de 2012
Investimentos -R$ 30 milhões
A ser licitado
Complexo Vilarinho
Obras -interseção na Pedro I/Vilarinho, com adequações viárias para implantação de duas estações do BRT. A licitação foi publicada em 30 de abril no Diário Oficial do Município
Início e conclusão -2; semestre de 2011 e 2; semestre de 2013
Investimentos -R$ 44,7 milhões
Segunda etapa do Bulevar Arrudas
Obras -cobertura da canalização no trecho entre a Avenida Barbacena e Rua Extrema, no Coração Eucarístico, incluindo transposição de linha férrea
Início e conclusão - junho de 2010 e novembro de 2012
Investimentos -R$ 221,1 milhões
BRT Pedro II/Catalão
Obras -corredor exclusivo para ônibus com sistema de pagamento externo em estações e requalificação urbanística
Início e conclusão -junho de 2011 e dezembro de 2013
Investimentos -R$ 233,5 milhões
BRT Área Central
Obras - implantação de equipamentos e execução de obras para adequar a malha viária do Centro de BH ao modal BRT, interligado a outros corredores desse meio de transporte
Início e conclusão -novembro de 2011 e outubro de 2012
Investimentos -R$ 57,9 milhões
BRT Cristiano Machado
Obras -tratamento do corredor de trânsito para operação do transporte coletivo, melhorando o acesso a diversos bairros da Região Norte
Início e conclusão -agosto de 2011 e março de 2012
Investimentos -R$ 52,6 milhões
Via 210
Obras -corredor ligando a Via do Minério (Barreiro) à Avenida Tereza Cristina (Centro) e ao metrô. Haverá pistas exclusivas para ônibus com 1,6 quilômetro de extensão
Início e conclusão -agosto de 2011 a outubro de 2012
Investimento -R$ 106,2 milhões
Via 710
Obras -novo anel, paralelo à Avenida do Contorno e ao Anel Rodoviário, saindo da Avenida dos Andradas, na Região Leste, atravessando as avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos, Carlos Luz e Pedro II, até a Avenida Teresa Cristina, fazendo a ponte Leste-Oeste sem passar pelo Centro. Haverá corredor de ônibus com quatro quilômetros de extensão
Início e conclusão -abril de 2012 a setembro de 2013
Investimentos -R$ 78 milhões
Recuperação da Lagoa da Pampulha
Obras -desassoreamento e despoluição da água
Início e conclusão -não informados
Investimentos -não informados
Projetos extras
Revitalização do Anel Rodoviário
Obras -revitalização dos 26,5 quilômetros do corredor de trânsito mais movimentado de BH
Início - previsão para setembro de 2011 ; Conclusão: segundo semestre de 2013
Investimentos -R$ 1 bilhão
Nova rodoviária
Obras-construção de terminal no Bairro São Gabriel, na Região Nordeste, com um setor de embarque e desembarque para passageiros e outro para atividades comerciais e de serviços
Início -2011 ; Conclusão: 2012
Investimentos -R$ 150 milhões
Centro de convenções
Obras -espaço para convenções e um hotel cinco estrelas, que serão construídos no Bairro União, em um terreno público na Avenida Cristiano Machado, ao lado do Minas Shopping, na Região Nordeste
Início e conclusão -não informados
Investimentos -R$ 149 milhões
Metrô
Obras -melhorias na linha 1 (Eldorado/Vilarinho)