Brasil

Depois de temporal e ventania, BH amanhece com cenário de destruição

postado em 10/06/2011 09:01
Belo Horizonte amanheceu com as marcas do temporal que atingiu a capital na noite de quinta-feira. São cenas de destruição, árvores caídas, sujeira e trânsito complicado por causa dos semáforos desligados em cruzamentos. As rajadas de vento na capital chegaram a 72km/h, incomum para o outono e visto pela última vez na estação em 2004. De acordo com a Cemig, o número de circuitos de transmissão desligados bateu recorde histórico. Milhares de consumidores ficaram sem luz e permanecem atá esta manhã sem energia.

Os municípios mais atingidos foram Mateus Leme, Ribeirão das Neves, Nova Lima, Betim, Contagem, Esmeraldas e Igarapé. Em BH, as regiões da Pampulha, Oeste e Leste foram as mais afetadas. Nesta manhã muitas árvores caídas interditam árvores no Bairro Santa Branca e Itapoã, na Pampulha. No Bairro Salgado filho, na Região Oeste de BH uma árvore caiu sobre um ônibus assustando passageiros. Em Betim, dois pinheiros caíram sobre uma revenda de carros e estragaram cinco veículos. Na quinta-feira, o Corpo de Bombeiros registrou, 54 quedas de árvore somente em BH.

Trânsito

Motoristas devem ter muita paciência na manhã desta sexta-feira. Todos os semáforos da Via Expressa estão desligados na altura do Bairro Coração Eucarístico, e deixam o tráfego complicado nos cruzamentos. Na Avenida Pedro II, altura do Bairro Bonfim, também há problemas em semáforos, reflexos da falta de energia. Na Avenida Cristiano Machado condutores enfrentam os mesmos problemas, principalmente nos trechos entre Venda Nova e o Bairro Cidade Nova. Na Avenida Amazonas da esquina com Rua Rio Negro até a Cidade Industral muitos semáforos estão desativados. Na Região do Barreiro, condutores devem redobrar a atenção na Via do Minério. Em Contagem, um poste interdita parcialmente a Avenida Severino Balesteros.

Energia

A Cemig informou nesta manhã que está contabilizando prejuízos. São árvores que caíram sobre a rede elétrica e postes também foram ao chão. Objetos também foram jogados na rede por causa do ventos. Boa parte de Belo Horizonte e região metropolita está sem luz e a previsão de restabelecimento é o fim da tarde. De acordo com a Cemig, 100 técnicos foram designados a atuar nos trabalhos de fornecimento de energia elétrica. A ação se estendeu por toda a madrugada. Têm prioridade na solução do problema as regiões com maior número de clientes afetados e onde haja risco de acidentes.

Defesa Civil

O gerente operacional da Defesa Civil de BH, José Dalva, informou que na quinta-feira receberam 11 chamados no momento da chuva, sendo 10 destelhamentos provocados pelo vento forte. A região mais prejudicada foi o Barreiro, mas também houve chamados para as regiões Noroeste, Oeste e Pampulha e Venda Nova. Não aconteceram deslizamentos ou desmoronamentos. Também não foram registradas vítimas do temporal.

Confins

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolita de Belo Horizontem está fechado para pousos devido ao tempo nublado. Os aviões estão sendo desviados para outros terminais. O aeroporto opera normalmente para decolagens.

Previsão

De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, a e outras regiões de Minas Gerais. Não há previsão de temporais na Grande BH. ;Uma frente fria se formou no Sul do Brasil e está chegando a Mina. A tendência é de tempo parcialmente nublado e temperaturas baixas devido a massa de ar polar;, afirma.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação