Brasil

Abril: Rio registrou menor número de homicídios dolosos nos últimos 20 anos

postado em 13/06/2011 16:11
Rio de Janeiro - O número de homicídios dolosos (quando há vontade de matar) em abril passado foi o menor para o mês nos 20 anos. Os dados são do Instituto de Segurança Pública (ISP) que faz pesquisas sobre criminalidade e violência no estado do Rio de Janeiro. Essa é a quarta queda seguida do índice em abril, segundo dados divulgados hoje (13).

De acordo com o ISP, o número de vítimas de homicídios dolosos no mês foi 403. O dado representa uma queda de 6,7% em relação a abril de 2010, quando ocorreram 432 casos. Já em relação a março (374) de 2011, o número de homicídios de abril foi maior.

Para avaliar a situação de segurança no estado, o ISP também agrupa os crimes de homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, latrocínio e mortes em conflito com a polícia. Chamado de Letalidade Violenta, esse indicador diminuiu 11,3% na comparação com abril de 2010 - 62 casos a menos. No total, foram registrados em abril deste ano 485 casos ante 547 do ano passado.

O analista criminal do ISP, João Batista, chama a atenção para redução de 14,8% dos itens de Letalidade Violenta entre os meses de janeiro a abril deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo ele, a diminuição foi de 273 vítimas de homicídio.

Na comparação com abril de 2010, o roubo de veículos também caiu. Foram contabilizados menos 291 casos em abril. Os roubos na rua também tiveram 1,07 mil registros a menos. Em termos percentuais, a diminuição foi de 16,3% e de 15,6%, respectivamente.

O ISP não pode estimar se a tendência de redução de roubos e homicídios no estados deve permanecer. "Trabalhamos com dados das ocorrências. Não fazemos estimativas. Só temos os dados que são apurados pela Polícia Civil", disse João Batista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação