postado em 16/06/2011 11:53
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (16/6), em Rondônia, uma operação para desarticular uma organização criminosa que atuava na devastação da floresta amazônica e extração ilegal de minérios. Na Operação Ouro Preto, foram empregados 100 policiais, para cumprir 8 mandados de prisão temporária, 18 de busca e apreensão em residências, empresas e cooperativas de garimpeiros da região, além do sequestro de 35 veículos e bloqueio de contas bancárias dos investigados. Segundo a PF, a estimativa é que nos últimos cinco anos tenham sido extraídos, ilegalmente, mais de 2.500 toneladas de cassiterita por diversos infratores, somando um prejuízo de mais de R$ 60 milhões, além do dano ambiental causado. A área degradada é de aproximadamente 1 mil hectares. Nas investigações, a PF descobriu uma organização criminosa estruturada e estabelecida na cidade de Ariquemes (RO), que extraía ilegalmente cassiterita há anos.
Os investigados responderão pelos crimes de receptação, formação de quadrilha, falsidade ideológica, usurpação de bem público da União e extração ilegal de minérios.
Difícil acesso
As investigações da Operação Ouro Preto se iniciaram em 2008. Os policiais apuravam a extração ilegal de cassiterita no interior de terras indígenas. O terreno fica na divisa dos Estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. Como fica em plena floresta amazônica, a região é difícil acesso.
O grupo agia como uma empresa, com setores especializados em cada etapa do processo criminoso. Parte da quadrilha era responsável pelo abastecimento de suprimentos básico como combustível e alimentação, além do aluguel de maquinários pesados necessários ao desenvolvimento da atividade. Outros integrantes da organização se dedicavam ao transporte e venda do minério, especialmente para grandes empresas sediadas em Ariquemes. Outro segmento do bando se dedicava a "esquentar" o produto ilegalmente extraído da terra indígena: eles usavam notas fiscais "frias", emitidas por cooperativas de garimpeiros da região, para que o minério pudesse ser vendido e exportado para grandes companhias.
Crsital reluzente
A cassiterita, palavra derivada do grego kassiteros, é um mineral industrial, que constitui numa importante fonte de estanho. Através de um processo chamado eletrogalvanização, a cassiterita ajuda a proteger o ferro, o cobre, o aço, entre outros metais, da ferrugem. Ela integra o grupo dos óxidos e pode ser encontrada em várias formas na natureza, como cristais distintos, em forma de pedregulhos arredondados ou em maciços.