postado em 16/06/2011 12:13
O navio transportando os restos mortais e as peças da aeronave da Air France que caiu no Oceano Atlântico em 2009 chegou nesta quinta-feira (16/6) ao Porto de Bayonne, no sudoeste da França. Os 104 corpos de vítimas do voo AF 447 da Air France serão encaminhados a Paris onde serão submetidos a exames. O processo de identificação começará amanhã (17) ou sábado e poderá levar meses, segundo as autoridades francesas.O navio Ile de Sein, que transportou os corpos e também peças do Airbus que serão analisadas nas investigações, chegou à França com escolta da Marinha. Os restos mortais serão encaminhados ao Instituto Médico Legal de Paris para o início do processo de identificação.
;É mais um sofrimento que começa. A expectativa é muito grande por não saber se o corpo que aguardamos está entre os que serão identificados;, disse o presidente da Associação das Famílias das Vítimas do Voo 447, Nelson Marinho, que perdeu um filho na tragédia. ;Há famílias que perderam mais de um parente e que sofrem com a expectativa de que nem todos tenham sido resgatados.;
O processo de identificação será feito com base na comparação de dados ante-mortem (como cirurgias e implantes) e pós-mortem (recolhidos nos exames médico-legais, odontológicos e coletas de DNA de ossos longos). Os dados recolhidos e também o material genético dos parentes serão inseridos em um software especial, utilizado pela Interpol, que irá propor algumas comparações possíveis.
Só então uma comissão, formada por biólogos, dentistas e especialistas em identificação, estudará caso por caso. Todos os especialistas devem estar de acordo para que um corpo possa ser oficialmente reconhecido, segundo o coronel François Daoust, do Instituto de Pesquisas Criminais da Polícia Militar, que coordenará esses trabalhos, sob autoridade da Justiça francesa.