Brasil

Projeto Revelando os Brasis é lançado em município paranaense

postado em 16/06/2011 19:00
Rio de Janeiro ; O município de Itambé, a 433 quilômetros (km) de Curitiba, será palco do lançamento, a partir das 20h de hoje (16), do Circuito Oficial de Exibição do projeto Revelando os Brasis. A iniciativa é resultado de parceria entre o Instituto Marlin Azul e a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, com patrocínio da Petrobras. A população assistirá ao curta-metragem A Galinha ou Eu, cujo roteiro foi escrito pela professora de Itambé Denízia Moresqui.

O projeto Revelando os Brasis objetiva promover a inclusão audiovisual da população brasileira, com ênfase no interior do país, por meio da produção de vídeos que contem histórias reais ou de ficção, desenvolvidas pelos próprios habitantes dessas cidades.

;Foi um desafio muito grande que apareceu na minha vida;, disse a professora, ainda emocionada por ter tido sua história selecionada para virar filme. Na película, ela relembra parte da infância quando morava em uma fazenda e convivia com os animais. Sua sobrinha Juliana revive a menina Denizia no vídeo.

Essa é a quarta edição do projeto Revelando os Brasis, criado em 2004. Foram recebidas 502 inscrições e selecionadas 40 histórias em 16 estados das cinco regiões brasileiras, resultando em 22 documentários e 18 filmes de ficção, cada um com até 15 minutos de duração. A Bahia e o Rio Grande do Sul foram os estados com maior número de histórias selecionadas: cinco cada um.

A presidente do Instituto Marlin Azul, Beatriz Lindemberg, também coordenadora do projeto, informou que o circuito de exibição dos filmes passará pelas 40 cidades onde os vídeos foram gravados, mais as capitais dos estados participantes, totalizando 56 municípios. Três caminhões levam o cinema até praças e ruas das cidades para que os moradores possam assistir aos resultados do projeto. ;É o momento do encontro do cinema com a plateia;. Beatriz disse que a prioridade são os moradores de cidades com até 20 mil habitantes.

Após o encerramento da etapa de exibição, prevista para 31 de julho, serão editados sete DVDs que serão distribuídos para circuitos não comerciais, como pontos de cultura, escolas de cinema e cinematecas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação