Brasil

Carretinha da Saúde levará campanha de combate à hanseníase ao Rio

postado em 17/06/2011 07:32
Rio de Janeiro - O Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) inicia nesta sexta-feira (17/6) à noite uma campanha permanente de combate à doença no estado do Rio, com o lançamento da Carretinha da Saúde. O evento ocorrerá durante a abertura do 3; Congresso de Secretarias Municipais de Saúde.

O coordenador nacional do Morhan, Artur Custódio Moreira de Sousa, informou que o país ocupa atualmente a primeira posição no mundo em incidência de hanseníase, com cerca de 40 mil novos casos por ano, seguido do Nepal e Timor Leste. ;Em números absolutos, o Brasil é o segundo. Só perde para a Índia, que tem uma população muito maior que a nossa;.

Ele explicou que o estado do Rio, embora apresente uma incidência duas vezes menor que a média nacional, tem municípios ;silenciosos;. Isso significa que essas cidades devem ter casos da doença que não são identificados.

O movimento levará para o congresso a Carretinha da Saúde, uma unidade móvel com três consultórios. O objetivo, segundo Artur Sousa, ;é sensibilizar os secretários para que façam a campanha em seus municípios;. A carreta será colocada à disposição das secretarias gratuitamente. A iniciativa é baseada na experiência do Caminhão da Saúde, uma unidade com cinco consultórios que, no momento, percorre as regiões Norte e Nordeste do país e que já identificou, no período de um ano, mais de mil casos de hanseníase.

O coordenador nacional do Morhan informou que a campanha pretende chegar a lugares onde é precário o acesso da população aos serviços de saúde. Incluem-se, nesse caso, as populações vulneráveis ou excluídas culturalmente, os catadores de lixo, ciganos, índios, remanescentes de quilombos, além de populações rurais e moradores de comunidades carentes. ;Você identifica os casos e, depois, os municípios acompanham até a cura;, disse Sousa.

Ele afirmou que não há razão para que os secretários não se engajem na iniciativa. ;Ainda mais que os medicamentos são doados pela Organização Mundial da Saúde (OMS);. Haverá também capacitação de médicos para o atendimento aos portadores da doença, em parceria com a Secretaria de Saúde do estado. Os principais sintomas da hanseníase são manchas na pele, com diminuição ou perda de sensibilidade. ;Com isso, você identifica mais de 90% dos casos;, disse Sousa. Nos 10% restantes são necessários exames aprofundados.

A Carretinha da Saúde permanecerá no estado do Rio durante dois anos. Artur Moreira de Sousa disse que a ideia é, a partir de 2013, ter uma carreta semelhante em cada estado. ;Vai depender de apoio;, acrescentou. O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães, representará o ministro Alexandre Padilha no congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde fluminenses (Cosems RJ).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação