postado em 06/07/2011 14:12
A Polícia Federal (PF) participou da primeira operação coordenada pelas polícias do Peru e do Brasil com o objetivo de localizar e erradicar plantações de coca no território peruano. Na ação, a PF irá realizar a logística e a organização das informações de inteligência para a execução das tarefas. Uma balsa está ancorada na região do Rio Javari para servir de pouso, decolagem e abastecimento de helicópteros.Após uma reunião com integrantes do alto comando das polícias peruana e brasileira o grupo sobrevoou nove pontos de clareias com plantações de coca, que foram descobertos pelo serviço de inteligência da polícia peruana. Participaram cerca de 200 policiais peruanos e 50 policiais brasileiros da erradicação de plantação de coca.
Segundo a polícia peruana, a plantação de coca que foi erradicada na operação ficaria pronta em dois meses e a cocaína produzida com as folhas seria preparada para o mercado brasileiro.
Vizinho do mal
O Brasil é vizinho de quatro dos maiores produtores de droga no mundo: Colômbia, Peru, Bolívia e Paraguai. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Peru está perto de se transformar no país com a maior área plantada de coca no mundo, são 61,2 mil hectares. A Colômbia tem 62 mil hectares e a Bolívia tem 30 mil hectares de área de plantio de coca.
Trapézio
A área da operação tem um formato geométrico de um trapézio, o que deu nome para a operação.