A Operação Sentinela, lançada para combater o crime nas fronteiras brasileiras, resultou em um aumento na apreensão de drogas e produtos contrabandeados em apenas um mês. Balanço divulgado nesta segunda-feira (11) pelo Ministério da Justiça mostra que em junho passado foram apreendidas 11 toneladas (t) de maconha e cocaína, 283,7 mil aparelhos eletrônicos e 358 mil pacotes de cigarros.
Na comparação entre junho de 2010 e junho de 2011, houve um aumento de 233 vezes na quantidade de cocaína apreendida, com 527,38 quilos (kg) recolhidos no mês passado. Já a maconha apreendida no mês passado (10,5 t) supera em 64,2% a droga apreendida entre janeiro e maio deste ano (6,38 t).
De acordo com o Ministério da Justiça, operações de inteligência executadas em parceria com as polícias do Peru e do Paraguai resultaram na destruição de 1,5 mil hectares de plantação de coca e de maconha nesses países, o que equivale a cerca de 1,5 mil campos de futebol.
;A nova estratégia tem foco na inteligência e no trabalho integrado dos agentes de segurança pública do Brasil e dos países vizinhos. Isso é fundamental para enfrentar o tráfico e os demais ilícitos internacionais;, disse, por meio de nota o ministro José Eduardo Cardozo.