postado em 13/07/2011 07:44
Dezesseis pessoas morreram na queda de um avião no início da manhã desta quarta-feira (13/7) em Boa Viagem, zona sul do Recife. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros, que enviou duas unidades para o local.De acordo com assessoria de comunicação da Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave de médio porte, bimotor, L410 da Empresa Noar Linhas Aéreas, deixou o Aeroporto Internacional dos Guararapes às 6h51 com destino a Natal, no Rio Grande do Norte. No plano de voo foi informada a existência de 16 pessoas à bordo ; dois tripulantes e 14 passageiros, informação ratificada pela tripulação momentos antes do voo.
Após a decolagem, o piloto informou à torre de controle uma situação de emergência e avisou que faria um pouso forçado na praia de Boa Viagem, mas não conseguiu. O avião caiu em uma área de terreno baldio, entre a Avenida Boa Viagem ; ponto turístico da cidade ; e a rua Visconde de Jequitinhonha, bairro nobre de Recife. Após a queda houve uma explosão, mas o fogo foi controlado pelos bombeiros.
A Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.
Um ano de atuação
A Noar Linhas Aéreas faz apenas voos regionais, de curto trajeto, com voos para Recife, Maceió, Aracaju, Mossoró, João Pessoa e Natal.O empresário Geraldo Jorge, um dos representantes da empresa de aviação, informou que neste momento a empresa está cuidando do atendimento às famílias das vítimas para então se pronunciar sobre o acidente.
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que o aeroporto de Recife continua a funcionar normalmente.
Confira a íntegra da nota da FAB:
O Comando da Aeronáutica informa que nesta quarta-feira, 13 de julho, às 06:51h (horário de Brasília), uma aeronave bimotor L410 da Empresa Noar Linhas Aéreas decolou do Aeroporto de Recife. Ato contínuo declarou estar em situação de emergência e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem.
A aeronave acidentou-se em um terreno baldio entre os bairros de Piedade e Boa Viagem, com totais perdas humanas e materiais.
No plano de voo foi informada a existência de 16 pessoas à bordo. Tal informação foi ratificada pela tripulação quando em contato inicial com a torre de controle, antes da decolagem.
A Aeronáutica iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.
Brasília, 13 de julho de 2011.
Marcelo Kanitz Damasceno ; Brigadeiro do Ar
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Com informações do Diário de Pernambuco.