Brasil

2011 pode ser recordista em tragédias aéreas

postado em 14/07/2011 08:15

Se mantido o ritmo atual de acidentes aéreos, 2011 será recordista em tragédias na última década. Oficialmente, foram computados 77 desastres com aviões civis até o último dia 4 pela Aeronáutica ; o que representa 70% de todos os registros feitos em 2010 (veja gráfico). Do total de acidentes notificados neste ano, 20% foram fatais, como o de ontem, no Recife, que vitimou as 16 pessoas que estavam a bordo. Uma das principais justificativas apresentadas para o aumento das ocorrências é o crescimento da frota aérea brasileira. Mas nem todos os especialistas aceitam a tese como única explicação.

;Claro que os acidentes serão mais frequentes na medida em que o número de aeronaves cresce, mas, por isso mesmo, é preciso investir em duas frentes: treinamento e fiscalização, que se dá na verificação da habilitação dos comandantes e na qualidade da manutenção dos aviões, atualmente a cargo da Agência Nacional de Aviação Civil;, destaca o engenheiro aeronáutico Rogério Benevides, consultor em aviação. Números mais recentes da própria agência fiscalizadora mostram um incremento na quantidade de aeronaves voando no Brasil, entre 2001 e 2009, da ordem de 12,5%. No mesmo período, os acidentes cresceram 54%. Em um recorte mais recente, de 2007 a 2009, a discrepância também é nítida: a frota cresceu 7,5% e os acidentes, 10,7%.

;Diria que estamos dentro da média, apesar do número absoluto estar aumentando. O que nos preocupa muito é a forma como as companhias aéreas estão lidando com os profissionais. Esse acidente do Recife é um exemplo. Como um profissional que estaria de folga até sábado foi chamado de última hora? Folga em aviação é sagrada;, queixa-se o comandante Carlos Camacho, diretor de Segurança de Voo do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). Ele refere-se às informações prestadas ontem pelo irmão de Roberto Gonçalves, copiloto da aeronave acidentada. O diretor do SNA ressalta ainda a necessidade de um cumprimento mais rígido, por parte das companhias, das normas que se aplicam aos tripulantes de aviões.
[SAIBAMAIS]
Problemas críticos
Entre os motivos mais preponderantes dos acidentes registrados no Brasil está a falha do motor, apontada pela Aeronáutica como ocorrência presente em 29,3% dos desastres investigados entre 2000 e 2009. ;De fato, problemas no motor e falhas humanas são dois fatores quase sempre presentes em qualquer acidente, mesmo porque são aspectos críticos. E, dependendo da falha no motor, sobra muito pouco a ser feito;, diz Benevides, que também é piloto, além de engenheiro aeronáutico.

O segundo motivo apontado pelas autoridades para a ocorrência de acidentes, presente em 21,9% dos registros, é a colisão com obstáculos durante o voo, geralmente aves. Apesar da frequência desse tipo de acidente, raramente há consequências graves. Outros fatores importantes são a perda de controle em voo e a perda de controle no solo, segundo a Aeronáutica. Apesar dos dados, o órgão ressalta que não existe causa isolada para explicar um acidente, mas sim fatores combinados.

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