Brasil

Prefeito do Recife anuncia medidas para combater os efeitos das chuvas

Diário de Pernambuco
postado em 18/07/2011 20:43
O prefeito de Recife (PE), João da Costa, anunciou novas medidas adotadas para combater os efeitos das chuvas durante uma reunião com integrantes do Comitê de Monitoramento do Estado de Alerta, realizada na tarde desta segunda-feira (18). Entre as ações, o gestor definiu como prioridade o reforço no quadro técnico que irá atuar junto à Defesa Civil especificamente em 12 localidades que foram as mais afetadas por ocasião das fortes chuvas deste último fim de semana.

Segundo o prefeito, as medidas serão adotadas por conta do significativo acumulado de chuvas observado nos últimos dias, o que provocou um aumento no nível de saturação do solo. Isso teria levado a uma variação do quadro de risco de algumas localidades. Por isso, o corpo técnico da Coordenadoria de Defesa Civil (Codecir), que conta com 160 agentes, terá um adicional de mais 100 pessoas, entre técnicos em edificação, engenheiros e assistentes sociais, que serão relocados de outros órgãos, como URB, Emlurb e Dircon.

Esses profissionais vão intensificar o trabalho de varredura nas 12 localidades: Vila Esperança (Dois Unidos), Córrego da Bica (Passarinho/Nova Descoberta), Alto do Carroceiro (Guabiraba), Monteiro (Alto do Mandú), Alto do Maracanã (Dois Unidos), Visgueiro (Vasco do Gama), Guanambi (Bomba do Hemetério), Serra Talhada (Jordão), UR-10 (Ibura), Ananias Castanho (Totó), Chagas Ferreira (Dois Unidos) e Guabiraba.

Segundo as informações da PCR, estas são as áreas que receberão uma atenção especial, com a intensificação de ações de colocação de lonas, vistorias de monitoramento, capinação, desobstrução da canaletas, entre outros. O objetivo é reverter o quadro de risco provocado nestes locais por conta do grande volume de água que caiu na cidade durante o último fim de semana.

De acordo com a PCR, no período que vai de janeiro até esta primeira metade de julho de 2011, foram registrados na cidade quase 2.500 milímetros de chuva. Isso representa quase o dobro de chuvas de todo o ano de 2010, que teve 1.509 milímetros.

Balanço
Entre a última sexta (15) e às 17h desta segunda-feira (18), os técnicos da Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) realizaram 508 vistorias. As equipes colocaram ainda 25.080 m; de lonas plásticas em 121 diferentes pontos de risco, fizeram a demolição de dois muros e 121 atendimentos nas Estações Regionais.

Ocorrências
Das 7h da sexta (15) às 13h desta segunda-feira (18), a (Codecir) registrou um total de 766 ocorrências. Foram 446 solicitações de vistorias técnicas, 148 pedidos de colocação de lonas plásticas, 154 deslizamentos de barreiras, o desabamento total de quatro casas e parcial de 11 muros e três casas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação