No Dia Nacional pelo Direito a um Serviço Público de Qualidade, comemorado nesta quinta-feira (28/7), sete entidades federais realizarão um manifesto conjunto em três aeroportos brasileiros para brigar pelas reivindicações das categorias.
A mobilização nacional organizada por peritos e delegados da PF, auditores-fiscais da Receita Federal e do Trabalho, e advogados públicos acontecerá nos aeroportos de Brasília, de São Paulo e do Rio de Janeiro, a partir das 15h.
Os servidores públicos federais querem chamar atenção da população para as necessidades e problemas do setor público como a falta de concursos públicos e o excesso de terceirização dessas carreiras. Na pauta de reivindicações, também está o fim imediato dos cortes e contingenciamentos orçamentários na Receita Federal e do Trabalho, na Polícia Federal e na Advocacia-Geral da União, a reestruturação dessas carreiras e a valorização profissional dos servidores.
A poucos anos do início de megaeventos esportivos que serão realizados no Brasil nos próximos anos (Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016), as categorias reclamam que, apesar da importância do trabalho desenvolvido por esses servidores públicos, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão não atende às reivindicações e necessidades das categorias. As carreiras da Fiscalização da Receita Federal e do Trabalho, da Advocacia Pública Federal, dos Peritos e Delegados de Polícia Federal atuam na arrecadação de impostos, no combate à sonegação, ao tráfico de drogas e ao trabalho escravo, na fiscalização e no acompanhamento de obras importantes como as do Programa de Acelaração do Crescimento (PAC).
A realização do Dia Nacional pelo Serviço Público de Qualidade foi comunicada por ofício à todas as autoridades responsáveis pelas áreas.