postado em 28/07/2011 08:00
O casal de holandeses Hendrikus Petros Maria e Ivete Theodora Adriana foi autuado por abandono de incapaz no Rio de Janeiro. Os dois deixaram os três filhos ; com quatro anos, dois anos e sete meses ; sozinhos em um veleiro ancorado na Baía de Guanabara, a 300m do Iate Clube do Rio de Janeiro, na noite da última terça-feira.O abandono foi descoberto quando pescadores ouviram choros das crianças no veleiro Duty Free e chamaram o 1; Grupamento Marítimo (GMar), de Botafogo. ;As crianças foram encontradas chorando bastante e trancadas dentro do veleiro. Estavam bastante nervosas;, afirmou o tenente Cássio Julian, do GMar.
Duas lanchas do grupamento encontraram os menores, que foram deixados no Iate Clube, onde ocorria um vernissage. Uma das presentes, a empresária Maria Cristina Skowronski-Flynn, acalmou as crianças. ;O menino de 4 anos chorava muito. Ele estava desesperado, não sabia dizer onde os pais estavam;, disse Flynn.
Os holandeses chegaram no barco às 21h e, de acordo com o tenente do GMar, se mostraram surpresos com o aparato que encontraram. Eles haviam deixado os filhos com um rádio e foram, de bote, para outro barco, ancorado na mesma região, para se encontrar com amigos.
À empresária Flynn, que ajudou na comunicação com os policiais, o pai afirmou que se sentia seguro em deixar as crianças no barco porque elas poderiam se comunicar se houvesse algum problema, e que já havia as deixado sozinhas antes.
O casal foi encaminhado à Delegacia Especial de Atendimento a Turistas e, em seguida, para a 14; Delegacia de Polícia (Leblon). Eles foram presos, mas liberados após pagar fiança de R$ 1 mil. O cônsul da Holanda assinou um termo de responsabilidade para que as crianças pudessem ficar com os pais. A família só poderá deixar a cidade quando o caso for julgado. Eles fazem uma viagem pelo mundo que começou há três anos. O Brasil seria o último país a ser visitado.
Hotel
Em Valença, município localizado no sul do Rio de Janeiro, uma mulher foi presa, na tarde de ontem, acusada de abandonar o filho de 10 meses de idade em um hotel. A criança foi encontrada por funcionários do estabelecimento. Segundo a Polícia Militar, a mãe foi localizada embriagada em um bar nas proximidades. A mulher vai responder por abandono de incapaz e a criança foi entregue à avó paterna.
Em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, um menino de dois anos, vestido de pijama e pantufas, foi encontrado pela polícia enquanto caminhava sozinho, durante a madrugada de ontem. Ele carregava uma mamadeira e um carrinho de plástico. A suspeita é de que a criança tenha aberto a porta de casa e saído. Segundo a conselheira tutelar Flávia da Silva Gonçalves, a mãe do menino contou que o levou para dormir por volta da meia-noite. Ao acordar e perceber que ele não estava na cama, por volta das 4h, chamou a polícia.
À deriva em Sergipe
Um grupo de quatro pescadores foi resgatado, ontem, em Sergipe, depois de ficar oito dias à deriva. Segundo eles, a embarcação, que saiu da cidade de Coruripe (AL), teve uma pane elétrica no último dia 19. O barco foi encontrado a cerca de 18km do litoral sergipano. Desidratados, dois dos pescadores ; um de 30 anos e outro de 50 anos ; foram levados ao Hospital de Urgência de Sergipe. Os demais ficaram aguardando a operação de resgate da embarcação em alto-mar.