Brasil

Justiça determina que Defensoria Pública atue na Baixada Fluminense

postado em 28/07/2011 14:06
Rio de Janeiro ; A Justiça Federal determinou que a Defensoria Pública da União passe a oferecer seus serviços na Baixada Fluminense, que tem oito municípios e mais de 3 milhões de habitantes. A decisão, da 5; Vara Federal em São João de Meriti, na baixada, foi motivada por um pedido do Ministério Público Federal.

De acordo com o Ministério Público, cinco defensores federais que hoje atuam na capital terão que ser descolados para a região. Eles deverão atuar em processos nas 18 varas federais que existem nas cidades de São João de Meriti, Duque de Caxias e Nova Iguaçu.

Atualmente, segundo o Ministério Público, para ter acesso à defensoria gratuita, os moradores da baixada têm que recorrer a advogados não concursados. Ainda assim, hoje os cidadãos só podem usar os serviços desses advogados nos processos em que aparecem como réus.

A Defensoria Pública da União pode ser utilizada por qualquer cidadão que não disponha de recursos suficientes para contratar um advogado, em casos que tramitem na Justiça Federal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação