Brasil

PF apreende 729 kg e interrompe a produção de 123t de maconha em Pernambuco

Diário de Pernambuco
postado em 28/07/2011 19:37
Cento e vinte e três toneladas de maconha deixaram de ser produzidas e 729 kg da erva pronta para o consumo foram apreendidos na terceira fase da operação Caruá 3, realizada pela Polícia Federal de Pernambuco. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (28/7), mas a ação, iniciada no dia 19 deste mês, terminou ontem, com o objetivo de erradicar plantios de maconha no sertão pernambucano nos municípios de Carnaubeira da Penha, Cabrobó, Betânia, Belém do São Francisco, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Floresta, Salgueiro, tanto em continente como nas ilhas do Rio São Francisco.

Em oito dias de operação foram erradicados 309 mil pés de maconha, destruídos 130 plantios, 102 mudas da erva. O trabalho foi realizado por 80 policiais entre militares e federais das unidades de Salgueiro, Caruaru e Recife e de outros estados, com o apoio 2; Grupamento do Corpo de Bombeiros de Serra Talhada.

A operação teve ainda o auxílio de dois botes infláveis para transporte aquático, um jet-ski, uma viatura de resgate para efetuar atendimento pré-hospitalar e dois helicópteros. Representantes do Incra também atuaram, fornecendo informações sobre a identificação dos proprietários das terras para o futuro indiciamento em inquérito policial e ações expropriatórias.

Durante o ano a Polícia Federal realiza quatro operações de erradicação de maconha. De acordo com a corporação, o ciclo produtivo da erva é acompanhado de perto e quando se aproxima o período da colheita novas ações são realizadas coibindo a secagem e consequente introdução da droga no mercado consumidor. Ainda segundo a PF, grande parte da maconha apreendida no estado vem do Paraguai ou é colhida precocemente antes da deflagração das operações de erradicação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação