Brasil

Trabalhadores são soterrados dentro de fábrica de cimento em Sete Lagoas

Minas acumula casos de acidente de trabalho. Os dados de 2010 deixam um alerta para o estado ocupa o segundo lugar no Brasil em número de acidentados

postado em 29/07/2011 10:18
Estrutura que caiu sobre os operários dentro da fábricaMais uma acidente de trabalho entra para a lista negativa que Minas GeraIs acumula. Depois do desabamento do prédio no Buritis, na quinta-feira (28/7), em que operários se salvaram por pouco, dessa vez trabalhadores foram soterrados num acidente em Sete Lagoas, Região Central do estado. De acordo com o subtenente Gilson José Rodrigues Nogueira, 3; Companhia do 7; Batalhão do Corpo de Bombeiros, um filtro usado no processo de moagem de cimento caiu sobre dois operários dentro da empesa Brennand Cimentos.

Por volta de 0h desta sexta-feira, dois funcionários subiram uma torre de aproximadamente 20 metros para conferir o processamento de cimento no filtro. Eles constataram que havia um acúmulo de pó. O problema estava travando o produção. Segundo o subtenente Nogueira, no momento da checagem o filtro não aguentou o peso e desabou, soterrando os funcionários.

Depois de quase duas horas de trabalho, os bombeiros conseguiram resgatar Armando Lidário da Silva, de 51 anos, e Helton Rosa Domingos dos Santos, 36, que foram levados para o Hospital Municipal de Sete Lagoas. Equipes do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) auxiliaram no atendimento. Armando apresentava fratura no braço esquerdo, laceração na perna esquerda e suspeita de fraturas. Helton sofreu fraturas nas duas pernas.

;O local estava muito arriscado. A queda do filtro deixou o ambiente instável. Nós também corríamos risco debaixo da estrutura metálica;, afirma o militar. Segundo o subtenente Nogueira, dois engenheiros da empresa acompanharam o resgate. A área foi isolada pela corporação para garantir segurança dos empregados em caso de novos desabamentos.

O Grupo Brennand está desde 1917 no mercado sucro-alcooleiro, expandindo a atuação para os ramos de industrialização de cerâmicas e azulejos, vidro, cimento e geração de energia elétrica. A instituição ficou quase 12 anos com a produção de cimento parada, mas retornou ao ramo há cerca de 3 meses com a inauguração da fábrica na BR-040, KM 474, em Sete Lagoas. Nessa indústria é processada matéria-prima para produção de cimento.

Segundo a assessoria da empresa, o filtro que desabou é novo, não havia sucateamento. Técnicos da Brennand e do fabricante da estrutura metálica vão nesta sexta o local do acidente para levantar as possíveis causas. Um laudo técnico deve apontar o motivo do acúmulo de cimento na máquina.

A Brennand informou que está prestando apoio aos funcionários, um deles da própria empresa e o outro terceirizado da JM Junior. Será providenciada a transferência dos feridos para um hospital particular. As vítimas e os familiares são acompanhados pela equipe médica da empresa.

Dados do Sistema de Referência em Análise e Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sirena), mostram que, em 2010, Minas foi o segundo estado com maior número de acidentados (255) perdendo apenas para São Paulo (570). No Brasil, de janeiro a dezembro, o Sirena analisou 1.944 acidentes de trabalho e foram registradas mortes em 777 (40,0%). Ao todo 2.252 trabalhadores se envolveram envolvidos em acidentes, e deste número, 846 morreram.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação