Jornal Correio Braziliense

Brasil

Grupo de romeiros de Minas tenta voltar da Itália após problema com voo

Um grupo de romeiros de Belo Horizonte, Minas Gerais, entre eles vários idosos, estão há três dias em Roma, na Itália, tentando embarcar para o Brasil. O grupo fez um passeio de 18 dias pela Europa, numa peregrinação pelo Egito, Israel, Grécia. A viagem foi organizada pela Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no Bairro Castelo, na Pampulha, e comandada pelo padre Celso Antônio Rocha de Faria. O pacote foi feito vendido pela agência de viagens Marktur Turismo, e o transporte aéreo ficou sob a responsabilidade da empresa aérea Alitália.

De acordo coma secretária da paróquia, Juliene Maria Nice Marques Morais, o grupo viajou no dia 11 de julho com previsão de chegada ao Brasil no dia 28. Na quarta-feira, saíram de Atenas (Grécia) em direção a Roma, mas precisaram pousar em Nápolis (Itália) por causa do tempo ruim. Com o percalço, ao chegarem em Roma, os turistas perderam o voo para o Brasil. A dificuldade agora é para remarcar voo para o grupo. Segundo Morais, os romeiros ficaram muito desorientados e alegaram não terem tipo o apoio da Marktur. Dos 50 romeiros, sete conseguiram vir para o Brasil ontem, depois de contato com a agência e com a companhia aérea Alitália.

Problemas de saúde

A secretaria da paróquia alegou que muitos romeiros estão passando mal, já que tomam remédios controlados e estão sem os medicamentos. Os mais idosos estão no grupo de sete selecionados para voltar com urgência. Segundo Juliene Morais, agência de viagens prometeu o retorno dos romeiros até sábado, mas ela teme que isso não acontença. ;Acho que estão mentindo só para acalmar nossos ânimos. Acho que essas passagens nem existem. Eles terão sábado e domingo para ficarem livres da gente ou correr atrás, porque a agência não funciona no fim de semana;, afirma a secretária.

De acordo com gerente da Marktur em Belo Horizonte, Maria da Conceição Klein, a agência de viagens está oferecendo todo apoio para que os mineiros voltarem ao Brasil. Segundo ela, o mau tempo em Roma foi o responsável pela perda da conexão do voo da Alitalia, que passa a ser responsável pelos passageiros.

Durante o período de permanência em Roma, a empresa procurou acomodar os mineiros. ;O grupo ficou hospedado em um hotel da cidade, com traslado, alimentação e toda a assistência. Até oferecemos um tour por Roma, sem qualquer custo adicional. Na medida do possível, estamos ajudando as pessoas a voltarem ao Brasil. Este foi um caso eventual;, explica.

Conforme a gerente, dois passageiros precisaram de atendimento médico em Roma e já foram medicados. Ainda de acordo com Conceição Klein, a Alitalia se comprometeu a trazer os 43 mineiros restantes em um voo extra neste sábado.

O em.com.br tentou contato com o escritório da Alitália em São Paulo, mas não obteve retorno.