Brasil

Grupo de romeiros de Minas tenta voltar da Itália após problema com voo

Cristiane Silva/Estado de Minas
postado em 29/07/2011 14:47
Um grupo de romeiros de Belo Horizonte, Minas Gerais, entre eles vários idosos, estão há três dias em Roma, na Itália, tentando embarcar para o Brasil. O grupo fez um passeio de 18 dias pela Europa, numa peregrinação pelo Egito, Israel, Grécia. A viagem foi organizada pela Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no Bairro Castelo, na Pampulha, e comandada pelo padre Celso Antônio Rocha de Faria. O pacote foi feito vendido pela agência de viagens Marktur Turismo, e o transporte aéreo ficou sob a responsabilidade da empresa aérea Alitália.

De acordo coma secretária da paróquia, Juliene Maria Nice Marques Morais, o grupo viajou no dia 11 de julho com previsão de chegada ao Brasil no dia 28. Na quarta-feira, saíram de Atenas (Grécia) em direção a Roma, mas precisaram pousar em Nápolis (Itália) por causa do tempo ruim. Com o percalço, ao chegarem em Roma, os turistas perderam o voo para o Brasil. A dificuldade agora é para remarcar voo para o grupo. Segundo Morais, os romeiros ficaram muito desorientados e alegaram não terem tipo o apoio da Marktur. Dos 50 romeiros, sete conseguiram vir para o Brasil ontem, depois de contato com a agência e com a companhia aérea Alitália.

Problemas de saúde

A secretaria da paróquia alegou que muitos romeiros estão passando mal, já que tomam remédios controlados e estão sem os medicamentos. Os mais idosos estão no grupo de sete selecionados para voltar com urgência. Segundo Juliene Morais, agência de viagens prometeu o retorno dos romeiros até sábado, mas ela teme que isso não acontença. ;Acho que estão mentindo só para acalmar nossos ânimos. Acho que essas passagens nem existem. Eles terão sábado e domingo para ficarem livres da gente ou correr atrás, porque a agência não funciona no fim de semana;, afirma a secretária.

De acordo com gerente da Marktur em Belo Horizonte, Maria da Conceição Klein, a agência de viagens está oferecendo todo apoio para que os mineiros voltarem ao Brasil. Segundo ela, o mau tempo em Roma foi o responsável pela perda da conexão do voo da Alitalia, que passa a ser responsável pelos passageiros.

Durante o período de permanência em Roma, a empresa procurou acomodar os mineiros. ;O grupo ficou hospedado em um hotel da cidade, com traslado, alimentação e toda a assistência. Até oferecemos um tour por Roma, sem qualquer custo adicional. Na medida do possível, estamos ajudando as pessoas a voltarem ao Brasil. Este foi um caso eventual;, explica.

Conforme a gerente, dois passageiros precisaram de atendimento médico em Roma e já foram medicados. Ainda de acordo com Conceição Klein, a Alitalia se comprometeu a trazer os 43 mineiros restantes em um voo extra neste sábado.

O em.com.br tentou contato com o escritório da Alitália em São Paulo, mas não obteve retorno.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação