Ainda de acordo com a Aeronáutica, o monomotor partiu da Base Aérea de Canoas às 11h35 e caiu às 13h30, quando sobrevoava o município de Bom Jardim da Serra (SC), a 135 quilômetros de Florianópolis.
[SAIBAMAIS]Um helicóptero H-60 Blackhawk da Aeronáutica decolou da Base Aérea de Santa Maria (RS) em direção ao local do acidente com uma equipe de resgate. A Aeronáutica ainda não informou a identidade das pessoas que viajavam no avião - se todos eram militares e se houve ou não sobreviventes.
Outros acidentes
Pelo menos mais quatro aviões da FAB já haviam se acidentado este ano, deixando cinco militares mortos. Em fevereiro, um caça A-29 (Super Tucano) apresentou problemas mecânicos e o piloto teve que abandonar a aeronave, que caiu próximo à pista de pouso do aeroporto de Porto Velho (RO). Em maio, outro Super Tucano caiu próximo à cidade de Pureza, a 50 quilômetros de Natal (RN). O piloto da aeronave, o aspirante-a-oficial Danilo Bello Seixas, 24 anos, morreu no acidente.
O penúltimo acidente ocorreu em julho. Dois aviões T-25 da FAB se chocaram durante uma missão de treinamento na área de instrução da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). No acidente morreram os capitães Tibério César Corvello Vitola e Alex Araújo Affonso Rego e os tenentes André Luiz Franchi Grigoletto e Jamil Nazif Rasul Neto.
A Força Aérea Brasileira divulgou, na tarde desta terça-feira (2/8), um comunicado oficial sobre o acidente. Confira abaixo:
Nota Oficial 02 - Acidente com avião C-98A da FAB
O Comando da Aeronáutica lamenta informar que não há indícios de sobreviventes do acidente com avião C-98A Grand Caravan ocorrido hoje em Bom Jardim da Serra (SC).
Estavam a bordo:
Major Antônio Carlos Souza da Silva
1; Tenente Samir de Barros Farias
2; Tenente Arthur Ricardo Carneiro da Silva Júnior
2; Tenente André Dias Alves
Suboficial Marcelo André Rhoden
2; Sargento Helenilton de Souza Schafer
3; Sargento Jarbas Barbosa Mendes (Exército Brasileiro)
Senhora Glaci Kuelle Nunes de Oliveira
A aeronave do 5; Esquadrão de Transporte Aéreo da Força Aérea Brasileira decolou às 11h45 de Canoas (RS) com destino ao Rio de Janeiro e desapareceu do radar às 13h27.
O Comando da Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os fatores que contribuíram para o acidente com o objetivo de prevenir futuras ocorrências.
Brasília, 2 de agosto de 2011.
Brigadeiro-do-Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Fonte: CECOMSAER