Brasil

Blecaute atinge centro, zona sul e norte da cidade do Rio de Janeiro

postado em 05/08/2011 17:17
Rio de Janeiro - Uma pane em dois transformadores na subestação de Furnas Centrais Elétricas, no Grajaú, na zona norte do Rio de Janeiro, provocou o desligamento de linhas de transmissão de energia elétrica, causando um apagão em bairros das zonas sul, norte e centro da cidade hoje (5). Os sinais de trânsito e o metrô também foram afetados. A falta de luz que começou por volta das 13h, ainda persiste em alguns locais. Pela manhã houve picos de energia em vários pontos da cidade.

Para evitar um blecaute em toda a cidade, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) solicitou que a Light, distribuidora de energia no Rio, parasse de fornecer energia para algumas regiões da cidade. As térmicas Barboza Lima Sobrinho, em Queimados, na Baixada Fluminense, e Santa Cruz, na zona oeste, entraram em operação para suprir a falta de luz.

A Light informou, em nota, que a energia já foi normalizada nos bairros da zona sul e apenas em bairros da zona norte persistem problemas. A concessionária disse ainda que a interrupção não foi causada pelo abastecimento elétrico oferecido pela empresa.

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que o plano de contingência foi acionado, por volta das 14h. Cerca de 350 agentes da Guarda Municipal e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), com 50 motociclistas, foram deslocados para controlar o trânsito nas áreas afetadas.

Por causa da falta de luz, o Posto de Saúde Dom Helder Câmara, em Botafogo, na zona sul da cidade, interrompeu o atendimento à população. Já o Hospital Miguel Couto funciona com gerador. Os aeroportos Antônio Carlos Jobim e Santos Dumont funcionaram normalmente, assim como os trens, com exceção das estações de Manguinhos e São Francisco Xavier, que estão paralisadas. As linhas 1 e 2 do metrô já operam normalmente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação