postado em 05/08/2011 17:17
Rio de Janeiro - Uma pane em dois transformadores na subestação de Furnas Centrais Elétricas, no Grajaú, na zona norte do Rio de Janeiro, provocou o desligamento de linhas de transmissão de energia elétrica, causando um apagão em bairros das zonas sul, norte e centro da cidade hoje (5). Os sinais de trânsito e o metrô também foram afetados. A falta de luz que começou por volta das 13h, ainda persiste em alguns locais. Pela manhã houve picos de energia em vários pontos da cidade.Para evitar um blecaute em toda a cidade, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) solicitou que a Light, distribuidora de energia no Rio, parasse de fornecer energia para algumas regiões da cidade. As térmicas Barboza Lima Sobrinho, em Queimados, na Baixada Fluminense, e Santa Cruz, na zona oeste, entraram em operação para suprir a falta de luz.
A Light informou, em nota, que a energia já foi normalizada nos bairros da zona sul e apenas em bairros da zona norte persistem problemas. A concessionária disse ainda que a interrupção não foi causada pelo abastecimento elétrico oferecido pela empresa.
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que o plano de contingência foi acionado, por volta das 14h. Cerca de 350 agentes da Guarda Municipal e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), com 50 motociclistas, foram deslocados para controlar o trânsito nas áreas afetadas.
Por causa da falta de luz, o Posto de Saúde Dom Helder Câmara, em Botafogo, na zona sul da cidade, interrompeu o atendimento à população. Já o Hospital Miguel Couto funciona com gerador. Os aeroportos Antônio Carlos Jobim e Santos Dumont funcionaram normalmente, assim como os trens, com exceção das estações de Manguinhos e São Francisco Xavier, que estão paralisadas. As linhas 1 e 2 do metrô já operam normalmente.