Brasil

Acidente aéreo com 15 vítimas é simulado em treinamento no Aeroporto de MG

postado em 12/08/2011 19:07
No Exeac desta sexta-feira, foi simulada a queda da aeronave no gramado lateral à pista de pouso e decolagem

Dezenas de socorristas foram mobilizados na tarde desta sexta-feira (12/8) no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), para simular o resgate de 11 passageiros e quatro tripulantes de uma aeronave Embraer 120. Mesmo sem qualquer tipo de emergência, os trabalhos de resgate foram reais. Tratava-se do Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica Completo (Exeac), realizado anualmente em todos os aeroportos brasileiros.

O Exeac é executado para garantir a eficácia dos procedimentos de segurança e dos recursos disponíveis em caso de desastre aéreo. Foram envolvidos no simulado integrantes do Corpo de Voluntários de Emergência (CVE), militares do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros e de batalhões externos da corporação, policiais militares e civis, socorristas do Samu de Belo Horizonte e Contagem, equipes da Defesa Civil municipal e estadual, agentes da BHTrans e equipes dos Hospitais de Pronto-Socorro João XXIII e Risoleta Tolentino Neves.

No Exeac desta sexta-feira, foi simulada a queda da aeronave no gramado lateral à pista de pouso e decolagem. Houve fogo, fumaça e "vítimas" em diversas condições. As equipes que participaram do exercício tiveram que combater o incêndio, aplicar os primeiros socorros nas vítimas e triar os feridos para encaminhá-los aos hospitais. Ao final, todos os envolvidos receberam certificado de conclusão do Exeac.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação