Brasil

Ateliês e estúdios do bairro Jardim Botânico abrem suas portas ao público

postado em 19/08/2011 17:02
Rio de Janeiro ; O Circuito das Artes do Jardim Botânico, evento anual que já se firmou no calendário cultural do Rio de Janeiro, chega, neste fim de semana e no próximo, à sua 15; edição, com a expectativa de atrair mais de 20 mil visitantes ao bairro. São mais de 90 artistas plásticos e designers, que, nos quatro dias, vão abrir ao público, das 12h às 20h, cerca de 50 ateliês e estúdios. O volume de obras de arte em exibição ultrapassa os 9 mil, segundo os organizadores do evento.

Antes da abertura dos ateliês à visitação, o Circuito terá hoje (19), às 19h, no salão nobre da Escola de Artes Visuais (EAV), no Parque Lage, uma conferência gratuita com o premiado artista plástico Vik Muniz. As senhas para reservar um lugar na conferência do artista começarão a ser distribuídas uma hora antes.

;Em termos de arte, temos a oferecer uma coisa muito eclética. A pessoa pode encontrar de tudo, nos ateliês do bairro;, observa a artista plástica Gabriella Civitate, uma das produtoras do Circuito. As exposições variam entre pintura, escultura, gravura, aquarela, mosaico, design de móveis, cerâmica, fotografia, design de joias, instalações, tecidos exclusivos para decoração e até peças de vestuário.

Segundo Gabriella, a edição deste ano confirma a vocação do evento de não englobar somente as artes plásticas, mas toda e qualquer manifestação artística. A programação inclui palestras no Tablado, tradicional teatro do bairro, neste sábado (20) e no dia 28, às 17h30, reunindo nomes como a atriz e presidente da Fundação Theatro Municipal, Carla Camurati. Também no Tablado, haverá a apresentação de um monólogo sobre a vida da escultora francesa Camille Claudel.

Amanhã, haverá ainda a apresentação da Cyclophonica Orquestra de Câmara de Bicicletas, que percorrerá as ruas do Circuito, fazendo visitas sonoras aos ateliês e tocando músicas de vários gêneros.

A organização do Circuito das Artes fez parceria com a organização não governamental (ONG) Onda Carioca para que o evento seja referência também na questão ambiental. ;Doamos os banners de divulgação do Circuito do ano passado para a confecção de bolsas que serão vendidas durante o evento. A renda obtida será destinada aos projetos ambientais da ONG;, conta Gabriella.

A questão ambiental, aliás, vem sendo trazida ao evento desde sua origem. O Circuito das Artes foi criado em 1998, quando os artistas plásticos que moram ou mantêm ateliês no bairro resolveram homenagear os 190 anos do seu vizinho mais ilustre, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

E, pela terceira vez desde que foi criado o Circuito, as crianças terão o Circuitinho, com oficinas de arte exclusivamente dedicadas ao público infantojuvenil. Os restaurantes da área promovem, paralelamente à programação artística, o Circuito Gastronômico, com pratos criados especialmente para o evento. A programação completa está disponível no site www.circuitodasartes.com.br .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação