Brasil

Perito da PF é o primeiro brasileiro a assumir cargo de diretor da Interpol

postado em 19/08/2011 19:18
José Helano é o primeiro brasileiro a assumir um cargo dentro da InterpolO perito criminal federal José Helano Matos Nogueira será Diretor da Organização Internacional de Polícia Criminal, Interpol, por dois anos a partir do dia 24 deste mês. Ele tomará posse na sede da INTERPOL que fica em Lyon, na França, após ter sido aprovado em várias etapas, desde a análise de perfil a entrevista com diretores e funcionários do alto escalão da Interpol.

José Helano é o primeiro brasileiro a assumir um cargo dentro da Organização. O perito desempenhará o cargo de diretor na área de Perícia, Ciência Forense e Banco de Dados especializados na área de suporte pericial. Além disso, atuará na área de identificação humana.

De acordo com a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, com um brasileiro na Interpol, o país pode receber apoio nas operações policiais internacionais, treinamentos e capacitações das forças policiais brasileiras dentro de um padrão de qualidade internacional. "Poderá ter ainda um aumento no intercâmbio entre os cumpridores da lei brasileiros e as polícias do mundo e suporte e experiência da Interpol na segurança de grandes eventos, podendo inclusive auxiliar na Copa do Mundo em 2014 e nas Olimpíadas de 2016", diz a associação em nota.

Perfil

José Helano Matos Nogueira é mestre em informática pela PUC do Rio de Janeiro e especialista em Gestão de Políticas de Segurança Pública e Ciência Forense. Há 12 anos, é perito criminal federal das áreas de local de crime, informática forense e bombas e explosivos. Foi professor na Academia Nacional de Polícia e em universidades do Ceará, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Atualmente, possui mais de 70 artigos publicados, além dos livros;Criminalística: Metodologias e Procedimentos; e ;Desenvolvimento de Sistemas Computacionais;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação