postado em 30/08/2011 17:35
A Cruz Vermelha brasileira, a Organização das Nações Unidas (ONU) e diversas organizações ligadas aos direitos humanos celebram nesta terça-feira (30/8) o dia internacional dos desaparecidos. Os mesmos organismos comemoram a vigência da Convenção Internacional sobre a Proteção de Todas as Pessoas contra o Desaparecimento.Segundo a Cruz Vermelha brasileira, 4,2 mil casos de desaparecimentos nacionais e internacionais esperam solução pelo Departamento de Busca de Paradeiro. O órgão foi criado durante a Primeira Guerra Mundial pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, e obedece às Convenções de Genebra.
O chefe do Departamento Nacional de Busca de Paradeiro da Cruz Vermelha, Oswaldo Amarante, ressaltou que cerca de 500 entidades, entre ong;s, consulados, institutos de identificação, governos, Agência Central de Pesquisas e Proteção, Serviço Internacional de Buscas e colaboradores, auxiliam na busca por informações dessas pessoas.
;O Dia Internacional dos Desaparecidos é como o dia dos pais, do término da Segunda Guerra Mundial ou do holocausto nazista, uma data para sensibilizar as pessoas, porque sabe-se que há pessoas desaparecidas. Também serve para revisar os métodos [de tratamento dos casos de desaparecidos] e prevenir que isso ocorra;.
Segundo Amarante, todos os pedidos de busca, entre cartas, solicitações pessoais e ligações, encaminhados ao departamento foram atendidos. Agora, ele espera ampliar a ajuda do governo para sensibilizar a população.