Jornal Correio Braziliense

Brasil

PF deflagra Operação Voyage no combate ao tráfico internacional de drogas

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira, em Florianópolis, a Operação Voyage. A ação, em conjunto com o Ministério Público Federal, é feita com o objetivo de promover a repressão ao tráfico internacional de drogas. Cerca de 100 Policiais Federais cumprem mandados de prisão e mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal da cidade. Além das prisões realizadas no Brasil, há mandados de prisão comunicados à Interpol para serem cumpridos no exterior.

A operação teve início em fevereiro de 2011 e resultou na apreensão de 69.748 comprimidos de ecstasy; 28.294 pontos de LSD; 12Kg de cocaína de alto grau de pureza; e 2Kg de skunk. Tais apreensões culminaram na prisão de 28 pessoas em Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais. Estima-se que o valor de mercado das drogas apreendidas na Operação Voyage chegaria a R$ 20 milhões.

Durante a investigação foi constatada a formulação de pequenos grupos de jovens de classe média alta praticando a aquisição, a exportação, a importação e a distribuição de drogas entre o Brasil e a Europa. Tais grupos se utilizam de pessoas vulgarmente conhecidas como "mulas" para a realização do tráfico entre os países, pagando altos valores para que essas pessoas viajem para a Europa transportando cocaína e retornem trazendo drogas sintéticas ocultas em malas.

A pena para este tipo de crime pode alcançar 25 anos de reclusão, em razão da causa especial de aumento de pena, por se tratar de crime de caráter internacional.