Brasil

PF deflagra Operação Voyage no combate ao tráfico internacional de drogas

postado em 05/09/2011 10:36
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira, em Florianópolis, a Operação Voyage. A ação, em conjunto com o Ministério Público Federal, é feita com o objetivo de promover a repressão ao tráfico internacional de drogas. Cerca de 100 Policiais Federais cumprem mandados de prisão e mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal da cidade. Além das prisões realizadas no Brasil, há mandados de prisão comunicados à Interpol para serem cumpridos no exterior.

A operação teve início em fevereiro de 2011 e resultou na apreensão de 69.748 comprimidos de ecstasy; 28.294 pontos de LSD; 12Kg de cocaína de alto grau de pureza; e 2Kg de skunk. Tais apreensões culminaram na prisão de 28 pessoas em Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais. Estima-se que o valor de mercado das drogas apreendidas na Operação Voyage chegaria a R$ 20 milhões.

Durante a investigação foi constatada a formulação de pequenos grupos de jovens de classe média alta praticando a aquisição, a exportação, a importação e a distribuição de drogas entre o Brasil e a Europa. Tais grupos se utilizam de pessoas vulgarmente conhecidas como "mulas" para a realização do tráfico entre os países, pagando altos valores para que essas pessoas viajem para a Europa transportando cocaína e retornem trazendo drogas sintéticas ocultas em malas.

A pena para este tipo de crime pode alcançar 25 anos de reclusão, em razão da causa especial de aumento de pena, por se tratar de crime de caráter internacional.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação