Brasil

Operação da PF prende oito jovens de classe média alta em Florianópolis

postado em 05/09/2011 14:11
Oito pessoas foram presas pela Polícia Federal (PF) na manhã desta segunda-feira (5/9), em Florianópolis (SC). Os jovens, de classe média alta, são suspeitos de integrar quadrilhas especializadas no tráfico internacional de drogas. Além das prisões na capital catarinense, a PF comunicou à Interpol (polícia internacional) a expedição de três mandados de prisão para serem cumpridos no exterior.

Na ação de hoje, foram apreendidos seis veículos, R$ 2,6 mil, 24,3 mil euros e duas malas com cocaína escondida em fundos falsos, além de televisores de LCD, notebooks e pneus roubados.

A operação teve início em fevereiro de 2011 e resultou na apreensão de 69.748 comprimidos de ecstasy; 28.294 pontos de LSD; 12Kg de cocaína de alto grau de pureza; e 2Kg de skunk. Tais apreensões culminaram na prisão de 28 pessoas em Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais. Estima-se que o valor de mercado das drogas apreendidas na Operação Voyage chegaria a R$ 20 milhões.

Durante a investigação foi constatada a formulação de pequenos grupos de jovens de classe média alta praticando a aquisição, a exportação, a importação e a distribuição de drogas entre o Brasil e a Europa. Tais grupos se utilizam de pessoas vulgarmente conhecidas como "mulas" para a realização do tráfico entre os países, pagando altos valores para que essas pessoas viajem para a Europa transportando cocaína e retornem trazendo drogas sintéticas ocultas em malas.

A pena para este tipo de crime pode alcançar 25 anos de reclusão, em razão da causa especial de aumento de pena, por se tratar de crime de caráter internacional.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação