Marcos Avellar
postado em 08/09/2011 18:01
Um incêndio que já dura cinco dias atinge grande parte da Área de Proteção Ambientel (APA) do Parque da Cascata, em Sete Lagoas, na Região Central do Estado. Cerca de 30 pessoas, entre bombeiros militares e civis, brigadistas e voluntários, com a ajuda do helicóptero do Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte, tentam combater o fogo que se alastra com muita facilidade por causa do vento forte e da vegetação seca. Mesmo sem um levantamento final, calcula-se que já foram queimados entre 150 e 200 hectares de cerrado.
Segundo informações dos bombeiros, os primeiros focos começaram no domingo, dentro do parque. Segundo o diretor executivo da ONG Associação de Desenvolvimento Sócio-Ambiental (ADESA), Silvio Linhares, que ajuda no combate, há indícios de que o incêndio seja criminoso. ;Quatro pessoas, duas delas menores, foram presas na segunda-feira, colocando fogo na mata dentro do parque. Da forma que começou, só pode ser criminoso;, observou Linhares.
Como o foco está no ponto mais alto do munic;pio, a fumaça do incêndio pode ser vista de qualquer ponto da cidade. O Corpo de Bombeiros não tem previsão de quando as chamas poderão ser controladas.