Brasil

Novo PNE poderá ajudar a melhorar desempenho de escolas públicas no Enem

postado em 12/09/2011 11:19
O novo Plano Nacional de Educação (PNE), em tramitação no Congresso, poderá ajudar a melhorar o desempenho das escolas públicas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos anos. A avaliação é da presidente da Comissão de Educação da Câmara, Fátima Bezerra (PT-RN).

;Se o plano não for o instrumento eficiente para a gente avançar no que diz respeito à expansão, ao fortalecimento e à melhoria da qualidade da educação, o que nos resta?;, questionou a deputada ao comentar o resultado do Enem divulgado nesta segunda-feira (12/9) pelo Ministério da Educação (MEC). Pelo resultado, as escolas públicas são maioria entre as que ficaram com nota abaixo da média nacional no Enem.

;A posição que as escolas públicas apresentam, do ponto de vista da qualidade, está muito distante do necessário;, disse Fátima Bezerra.

Os resultados divulgados pelo MEC mostram que apenas uma escola pública está entre as 20 melhores do país: o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

A deputada, no entanto, alertou que as melhorias das condições de educação demoram de cinco a dez anos para se refletirem nos boletins de desempenho das escolas. ;O resultado que estamos colhendo agora, reflete as políticas equivocadas adotadas no passado, fragmentadas e com falta de prioridade;, comentou. ;Educação não é trabalho em fábrica, que se produz em série;, completou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação