Jornal Correio Braziliense

Brasil

Escola assaltada pela 6ª vez pede ajuda a prefeitura para ter segurança

Instituição de ensino de Santana do Paraíso, em Minas, foi atacada várias vezes em menos de 40 dias

Uma escola da cidade de Santana do Paraíso, no Vale do Rio Doce (MG), passa por um situação delicada por causa da violência e do vandalismo. Em menos de 40 dias, segundo a direção da Escola Estadual Salvelino Fernandes Madeira, a instituição já foi assaltada seis vezes e os prejuízos já somam pelo menos R$ 10 mil. O furto mais recente ocorreu na madrugada do último sábado, quando os assaltantes levaram quatro computadores, máquina fotográfica e merenda.

De acordo com a diretora da escola, Neide de Almeida Barros Bicalho, os roubos acontecem sempre da mesma forma. "Eles (assaltantes) pulam o muro arrombam as portas da secretaria e das salas e quebram janelas; conta. A educadora que assumiu a direção da instituição há dois meses diz que está assustada e preocupada com a qualidade do ensino, pois falta suporte. "Não temos televisão, DVD, microsystem e a sala de informática já teve vários computadores roubados", relata.

A escola conseguiu mobilizar os pais dos alunos e fizeram um abaixo-assinado solicitando à prefeitura da cidade a disponibilização de vigias noturnos para a instituição."Vamos tentar uma parceria com prefeitura, pois o estado não fornece verba para arcar com pagamentos de segurança", diz.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Santana do Paraíso, o executivo local ainda não recebeu o abaixo-assinado, mas o secretário municipal de Educação se comprometeu a entrar em contato com a Polícia Militar da cidade para reforçar o pedido da diretora. Ainda segundo a assessoria, apesar de a escola ser responsabilidade do estado, a prefeitura vai colaborar no que for possível para tentar solucionar o problema.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Educação (SEE), a superintendente regional do órgão pretende se reunir com a diretora da escola ainda nesta semana para orientá-la a respeito da compra de um sistema de alarmes que será adquirido com parte da verba destinada à escola. Segundo a SEE, a escola já é atendida pela Patrulha Escolar da PM, que faz ronda nos horários de entrada, saída e à noite. Ainda de acordo com a secretaria, a instituição está localizada em uma comunidade com alto índice de violência e que a superintendência já organiza ações de mediação de conflitos para promover a interação da comunidade com a escola através de cursos e outras atividades. A superintendente regionalde Educação também informou à SEE que uma equipe de analistas e inspetores do órgão vai dar apoio à diretoria da escola.