Brasil

Desrespeito à faixa de pedestre dá multa a motoristas de São Paulo

postado em 20/09/2011 07:32
Os motoristas paulistas que não respeitam o pedestre nas faixas de segurança começaram a ser multados ontem. A medida é semelhante à que ocorre em Brasília. A princípio, o pedestre paulista tem prioridade apenas nas faixas de conversão, quando o carro está dobrando a esquina. No entanto, em cruzamentos com muito movimento, como os da região da Paulista, há quem tenha medo de ser atropelado mesmo tendo preferência. ;Nem todos os carros dão seta. Por isso, fico inseguro ao atravessar;, conta Jorge Hortêncio Guimarães, 32 anos.

Pelo projeto inicial da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a intenção é que o pedestre tenha preferência até ao atravessar a faixa ao longo de ruas, como ocorre em Brasília. Segundo levantamento da CET feito entre julho e agosto, o número de motoristas que respeitam o pedestre subiu de 10% para 25%. Ontem, 633 orientadores da companhia, entre técnicos e atores fantasiados, foram aos principais corredores de tráfego da cidade, às estações de Metrô e aos corredores de ônibus para mostrar como se deve atravessar uma rua. De junho a agosto deste ano, a CET aplicou 6.746 multas por desrespeito ao pedestre. As penalidades são de até R$ 191,53 e sete pontos na carteira de habilitação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação