postado em 23/09/2011 19:16
Rio de Janeiro ; A prefeitura do Rio fará amanhã (24) mais uma mobilização do programa Ação nos Bairros Contra a Dengue, em diversos pontos da zona sul. O objetivo é eliminar possíveis focos de criação do mosquito transmissor da doença e promover atividades educacionais sobre o tema. Ao todo, 60 agentes da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil inspecionarão as ruas e imóveis da região. Além disso, estandes educacionais serão instalados em comunidades para orientar a população sobre os métodos de prevenção e os perigos da dengue.O superintendente de Vigilância em Saúde da SMSDC, Márcio Garcia, fez um apelo para que a população não apresente resistência à entrada dos agentes de saúde em suas casas. ;É preciso que o morador compreenda que ele precisa facilitar a entrada do agente na sua casa.; Segundo ele, dois terços dos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue, estão localizados nas residências e a finalidade da campanha é evitar que o Rio tenha uma epidemia da doença no próximo verão. Garcia ressaltou ainda a importância do cuidado de cada morador para que não mantenha criadouros do mosquito em suas casas. "O morador ou a dona de casa, com dez minutos por semana, consegue eliminar os criadouros do imóvel;.
Neste ano, a prefeitura já promoveu 22 mutirões. Segundo a secretaria, foram mais de 70 ações específicas de prevenção, inspecionando cerca de 90 mil moradias. Para o verão de 2012, o superintendente garantiu que o número de agentes passará de 3.100 para 3.600. E a frota de carros fumacê aumentará de 14 para 40.
A ação deste sábado ocorrerá das 9h às 13h e contará com a parceria da Compania de Limpeza Urbana (Comlurb), das associações de moradores de cada área, além das equipes da Estratégia de Saúde da Família das unidades de saúde de cada região.