Brasil

FAB começa a operar aviões P-3AM no patrulhamento marítimo do pré-sal

postado em 03/10/2011 18:37

A Força Aérea Brasileira incorporou em seu inventário o P-3AM Orion, a nova aeronave de patrulhamento marítimo da corporação que será empregada na vigilância das águas territoriais brasileiras, com ênfase na proteção das áreas relativas ao pré-sal. A aeronave (a primeira de um total de 12 compradas da marinha dos Estados Unidos), foi completamente modernizada nas instalações da EADS-Casa, em Sevilha, na Espanha. A apresentação da nova aeronave contou com o ministro da Defesa, embaixador Celso Amorim, na última sexta (30/10), na Base Aérea de Salvador (BASV).

Os P-3AM da FAB vão operar no 1; Esquadrão do 7; Grupo de Aviação (1;/7; GAv), Esquadrão Orungan na Base Aérea de Salvador. ;Hoje o Brasil recebe um legado que garantirá a hegemonia brasileira nas águas do Atlântico Sul sob nossa jurisdição;. Com essas palavras o Comandante da Aeronáutica, tenente trigadeiro do Ar Juniti Saito, saudou a incorporação do P-3 AM Orion à frota de aeronaves da FAB. ;O P-3AM inicia suas operações como um dos vetores aéreos mais modernos da atualidade colocando o Brasil mais uma vez na primeira linha da Aviação de Patrulha; disse Saito.

[VIDEO1]

Durante a cerimônia a aeronave foi batizada pelo comandante da Aeronáutica e pelo ministro da Defesa, que aproveitou a ocasião para conhecer todos os aspectos sobre a missão da aeronave e o simulador de operações. ;A simples presença dessas aeronaves prontas para atuar já é um fator de dissuasão considerável, porque qualquer força naval sabe que seus submarinos têm uma ameaça que pode caçá-los e destruí-los;, explica o Brigadeiro do Ar José Alberto de Mattos, Comandante da II Força Aérea, que congrega a Aviação de Patrulha e de Helicópteros da FAB.

Saiba mais
O P-3 é a versão militar do famoso avião comercial Lockheed Electra II, que ficou conhecido no Brasil como o avião utilizado na ponte aérea Rio de Janeiro/São Paulo, de 1975 até 1991. A versão militar foi inicialmente concebida para a Marinha dos Estados Unidos, como aeronave especializada em patrulhamento marítimo e guerra antissubmarina.

O P-3AM da FAB foi totalmente modernizado e equipado com modernos sensores eletrônicos e armamentos na empresa EADS/Casa. A modernização tornou o P-3AM em uma das versões mais modernas do Orion atualmente em serviço no mundo. A aeronave irá empregar essa grande capacidade na vigilância e proteção das riquezas do Brasil, como o pré-sal, o mar territorial brasileiro e a zona econômica exclusiva.

Com informações do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação