Brasil

Tutu compara governo Zuma ao apartheid por negar visto a Dalai Lama

Agência France-Presse
postado em 04/10/2011 14:16
Cidade do Cabo - O atual governo sul-africano agiu pior do que o governo do tempo do apartheid, comentou nesta terça-feira (4/10) o Prêmio Nobel da Paz, Desmond Tutu, referindo-se ao cancelamento da viagem do Dalai Lama à África do Sul pela negativa da concessão de visto por parte das autoridades.

"Nosso governo é pior do que o governo do apartheid (...) porque só se espera uma coisa assim do governo do apartheid", declarou Tutu, que havia convidado o Dalai Lama para fazer um discurso quando o Prêmio Nobel sul-africano celebra seus 80 anos na sexta-feira.

O líder espiritual dos tibetanos cancelou sua viagem à África do Sul por não ter recebido o visto das autoridades. Ele iria fazer a conferência inaugural do evento "Desmond Tutu pela paz" no sábado na Cidade do Cabo, que celebrará o aniversário do arcebispo emérito.

O Dalai Lama visitou a África do Sul em 1996, quando foi recebido pelo então presidente Nelson Mandela, 1999 e 2004.

Mas não conseguiu retornar desde que Jacob Zuma foi eleito presidente, já que o chefe de Estado se negou a autorizar o visto em 2009 para satisfazer a China, interlocutor econômico e diplomático importante.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação