Brasil

Eletrobras e Queiroz Galvão iniciam obras de hidrelétrica na Nicarágua

Agência France-Presse
postado em 07/10/2011 21:24
A empresa Centrais Hidrelétricas da Nicarágua (CHN) anunciou nesta sexta-feira (7/10) o início dos trabalhos preparatórios para a construção da hidrelétrica de Tumarín em território da Região Autônoma do Atlântico Sul. A CHN é um consórcio formado pela Eletrobras com a construtora Queiroz Galvão para as obras de Tumarín, que contribuirão para a mudança da matriz energética da Nicarágua.

A instalação dos acampamentos para abrigar pessoal e equipamentos é a fase preliminar para a construção do projeto hidroelétrico Tumarín, informou um comunicado do presidente da empresa, Marcelo Conde.

O início das operações inclui a construção de 50 km de estrada entre os municípios de Paiwas e La Cruz de Río Grande; este último local onde se localizará a represa com uma potência instalada de 253 megawatts. Conde considerou que o projeto da hidrelétrica "já é realidade", depois de mencionar avanços no cumprimento do pagamento de indenizações a proprietários de fazendas sobre as quais a hidrelétrica será construída.

As obras de Tumarín terão um custo de cerca de 1,1 bilhão de dólares, e serão represadas águas do Río Grande de Matagalpa, que está entre os mais caudalosos a desembocar no mar do Caribe. A construção deve durar quatro anos, e as operações poderão ser iniciadas em 2015.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação