Brasil

Recomeça o julgamento de médicos acusados de tráfico de órgãos em Taubaté

postado em 19/10/2011 12:05
São Paulo - O julgamento dos médicos Pedro Henrique Masjuan Torrecillas, Rui Noronha Sacramento e Mariano Fiore Júnior, acusados de matar pacientes para a retirar os rins que seriam utilizados em um esquema de tráfico de órgãos, recomeçou na manhã de hoje (19), no Fórum Central de Taubaté, no Vale do Paraíba. Desde o início do julgamento, na segunda-feira (17), foram ouvidas as 17 testemunhas citadas no processo. O depoimento dos réus teve início ontem (18), quando foi interrogado o médico Rui Noronha Sacramento. Neste momento está sendo ouvido Pedro Henrique Masjuan.

Segundo a assessoria do Tribunal de Justiça de São Paulo, está marcado para o período da tarde o interrogatório do réu Mariano Fiore Júnior. Estão programados também para hoje os debates entre acusação e defesa. Porém, se o depoimento de Fiore Júnior se alongar muito, o julgamento só deve terminar amanhã (20).

Os crimes ocorreram em 1986, mas como os réus foram absolvidos pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e pelo do Conselho Federal de Medicina (CFM), eles continuaram exercendo a profissão. Em denúncia apresentada à época, o Ministério Público Estadual (MPE) alegou que os laudos médicos atestando as mortes de quatro pacientes eram falsos e simulavam morte encefálica para que fossem extraídos os órgãos destinados a transplantes.

Outro acusado de envolvimento no caso, o médico Antônio Aurélio de Carvalho Monteiro, morreu no ano passado. A acusação é feita pelo promotor de Justiça Mário Augusto Friggi de Carvalho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação