Brasil

Chuva provoca alagamentos, lama e muita sujeira no interior de Minas Gerais

postado em 19/10/2011 12:34
A chuva causou transtornos em cidades do interior de Minas Gerais. No dia em que a Defesa Civil do estado apresentou o plano de emergência pluviométrica, vários municípios sofrem com os efeitos de temporais. Em Montes Claros, no Norte de Minas, uma chuva que durou cerca de três horas na tarde de terça-feira deixou ruas cobertas pela água e casas alagadas. De acordo com o chefe da Defesa Civil na cidade, Mattson Malveira, 36 casas foram invadidas pela enxurrada no Bairro Conjunto Joaquim Costa. Muitas ocorrências de infiltrações estão sendo avaliadas pelo órgão e Corpo de Bombeiros.

Morador atravessa água que invadiu barracões após rompimento de açudeSegundo Malveira, o pior caso de alagamento foi na Avenida Vicente Guimarães, via que é cortada por um córrego. O rio subiu descontroladamente e a força da água rompeu as placas de contenção. ;A previsão era de 30 milímetros de precipitação para o dia todo, mas a chuva foi concentrada e saturou o sistema de drenagem da cidade;, explica o chefe da Defesa Civil. Ninguém ficou ferido, desalojado ou desabrigado por causa do temporal.

Em Mathias Lobato, na Região do Vale do Rio Doce, a forte chuva de segunda-feira deixou vias totalmente interditadas pela lama. Na rua Leovegildo Lopes, no Centro do município, os carros não passavam por causa de um buraco e sujeira na pista. A lama que desceu das encostas tomou parte da BR -116. Tratores precisaram ajudar na retirada da terra para liberar o trânsito.

Açude em Santos Dumont
Um açude rompeu na tarde de terça-feira, no Bairro Córrego do Ouro, em Santos Dumont, Região Central de Minas. A barragem cedeu aos poucos. Durante a manhã, moradores das ruas Machado de Assis e Euzébio José Ferreira ouviram barulho de estalos na estrutura. No período da tarde, o açude, que segundo moradores é muito antigo, se rompeu de vez. Três barracões foram atingidos pela água. Os bombeiros e os próprios moradores ajudaram as vítimas do alagamento. Nos últimos dias choveu na cidade, o que pode ter aumentado o volume da água no açude. No entanto, no momento do rompimento, não estava chovendo. A barragem fica dentro de uma propriedade particular.

Previsão
Nesta quarta-feira, o tempo deve ficar chuvoso em parte de Minas Gerais, devido a áreas de instabilidade atmosféricas que atuam na divisa dos estados da Bahia e Goiás. O tempo segue nublado com pancadas de chuva no Norte mineiro. Nas regiões da Zona da Mata, Leste, Sul e Centro a umidade que chega do oceano deixa o tempo nublado. No Triângulo Mineiro, o tempo deve ficar parcialmente nublado. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o tempo deve ficar nublado com aberturas de sol. Temperaturas ficam amenas nos municípios situados no Centro e Sul do Estado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação