Brasil

Correio Braziliense recebe 10 indicações ao Esso

Veículo dos Diários Associados é o que tem mais representantes entre os concorrentes ao tradicional prêmio do jornalismo brasileiro

postado em 20/10/2011 07:48
O Correio Braziliense é o veículo de comunicação com mais indicações para o 56; Prêmio Esso de Jornalismo 2011, considerado o mais tradicional reconhecimento para profissionais da imprensa do país. Foram 10 nomeações, distribuídas nas categorias Informação Econômica; Informação Científica, Tecnológica e Ambiental; Primeira Página e Regional Centro-Oeste.

A série E agora, Dilma?, sobre os desafios da presidente da República ao assumir o cargo, concorre na categoria Informação Econômica. As reportagens foram escritas por Vicente Nunes, Gabriel Caprioli, Rosana Hessel, Victor Martins, Liana Verdini, Jorge Freitas, Gustavo Henrique Braga, Fernando Braga, Larissa Garcia, Vera Batista, Vânia Cristino, Cristiane Bonfanti e Luciano Pires. Na mesma categoria, os repórteres Vicente, Rosana, Vera, Cristiane, Vânia, Liana, Victor, Gustavo Henrique, Gabriel e Luciano, além de Marcio Pacelli, Silvio Ribas, Rosa Falcão e Ricardo Allan também foram indicados pelo trabalho A nova ordem global, publicado no início do ano, sobre a ascensão dos países emergentes.

Outras três séries do Correio foram escolhidas finalistas na categoria Prêmio Esso de Informação Científica, Tecnológica e Ambiental. Do repórter Vinicius Sassine, concorrem A morte no berço das águas, publicada em abril, sobre a devastação nas bacias do cerrado; e Fracassa o combate às mortes no parto, de setembro de 2010, que apontava o aborto como uma das principais causas de mortalidade materna no Brasil. As reportagens da série Água em desequilíbrio, sobre o problema de abastecimento no planeta, de Max Milliano Melo, também disputa a premiação.

Capa
Entre os concorrentes indicados pelos jurados na categoria Primeira Página, o Correio apresenta dois trabalhos. De João Bosco Adelino de Almeida, Ana Dubeux, Carlos Marcelo, Carlos Alexandre, Marcelo Agner, Luis Tajes, Marcelo Ramos e Maurenilson Freire, O ano que não queremos reviver foi a manchete da edição de 31 de dezembro de 2010, quando a capa do Correio apresentou um retrospecto dos meses em que o Distrito Federal viveu um momento político turbulento, com escândalos de corrupção e a queda do governador.

Na mesma categoria, João Bosco Adelino de Almeida, Ana Dubeux, Carlos Alexandre, Luis Tajes, Marcelo Agner, Marcelo Ramos e Plácido Fernandes são finalistas com o trabalho Eles nos envergonham; Ela nos orgulha, uma capa feita em duas páginas no último aniversário de Brasília, em 21 de abril. A primeira capa mostrava o escândalo que havia ocorrido na véspera, envolvendo denúncias de corrupção que atingiam promotores do Ministério Público do DF. A segunda exaltava os 51 anos da capital da República.

O Correio ainda tem três trabalhos na categoria Regional Centro-Oeste, com o especial A história do brasileirão reescrita, de Alexandre Botão, Cida Barbosa, Marcos Paulo Lima, Gustavo Marcondes, Roberto Fonseca, Otto Valle, Renato Alves e Felipe Seffrin. A série, publicada em junho, contou como foram os campeonatos de futebol da Taça Brasil e do Roberto Gomes Pedrosa, disputados entre 1959 e 1970, que no ano passado ganharam status de Campeonato Brasileiro. As séries Soldados da borracha, de Edson Luiz e Renata Mariz ; que em maio contou a história dos seringueiros explorados durante a Segunda Guerra Mundial e dos sobreviventes que hoje lutam por aposentadoria ;; e, novamente, A morte no berço das águas, de Vinicius Sassine, também disputam o prêmio.

Para selecionar os finalistas da 56; edição do Esso, as comissões examinaram 604 reportagens, séries ou artigos, 169 trabalhos fotográficos, 211 peças de criação gráfica em jornal, 58 em revista e 140 primeiras páginas de jornais, além de 90 trabalhos de telejornalismo, totalizando 1.272 inscrições. O anúncio dos vencedores será em 16 de novembro, e a cerimônia de premiação ocorre em 1; de dezembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação