Brasil

Mais de 5 milhões de estudantes são esperados para o primeiro dia de Enem

postado em 22/10/2011 11:42
Neste fim de semana, 5,3 milhões de candidatos são esperados em 14 mil locais de prova para a 14; edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova, criada em 1998, ganhou importância nos últimos anos ao se tornar pré-requisito para os interessados em bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni). Ganhou ainda mais peso em 2009, quando passou a substituir o vestibular de boa parte das instituições públicas de ensino superior.

Hoje (22), os candidatos responderão a 90 questões de ciências humanas e da natureza. Os portões de acesso vão ser abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília) e os participantes devem ficar atentos ao relógio nos estados em que há mudança de fuso horário ou que estão fora do horário de verão.

A candidata Lorrany de Oliveira, 20 anos, acredita que, com o Enem, tem mais chances de conseguir uma bolsa em uma faculdade particular ou entrar em uma universidade de outro estado. ;A UnB [Universidade de Brasília] é muito concorrida. Acho que, com o Enem, é mais fácil;, diz a estudante, que pretende cursar relações internacionais.

Mas alguns candidatos ficam apreensivos com os erros ocorridos nas edições anteriores do Enem. Em 2009, a prova teve que ser cancelada às vésperas da aplicação porque um exemplar havia sido furtado de dentro da gráfica que imprimia o material. No ano passado, um erro de impressão fez com que candidatos recebessem cadernos com questões a menos, fazendo com que o exame fosse reaplicado a um grupo de 9 mil alunos.

;Todo os anos ocorre algum problema, então, a gente sempre fica apreensivo. Acho que isso atrapalha os alunos. A gente tem que se preocupar com os conteúdos e também se vai ter algum problema ou não;, diz Renan Shinohara, de 17 anos. Ele pretende usar a nota do Enem para cursar administração em uma das universidades públicas que aderiram ao exame. ;É um desrespeito com os estudantes [os problemas da prova];, completa a candidata Manuela Machado, 17 anos. A partir do resultado da prova, ela quer tentar uma vaga para o curso de publicidade.

No domingo, as provas serão de linguagens e matemática, além da redação. O texto, de até 30 linhas, que deve ser feito a partir de um tema proposto, é a grande preocupação da maioria dos candidatos. ;Para mim, a redação é o mais difícil. Dá um nervosismo, mas estou confiante;, conta Graciele de Sousa, 17 anos, que espera conseguir uma bolsa do ProUni para estudar psicologia na Universidade Católica de Brasília (UCB). Coraci Alves, também de 17 anos, acha que a prova do Enem é mais fácil em comparação a outros vestibulares, mas aponta que o modelo diferenciado exige preparação específica. ;A vantagem é que ele amplia as oportunidades porque muitas universidades aceitam a nota do Enem no lugar do vestibular;, aponta.

Quem não recebeu o cartão de confirmação com o local de prova via Correios pode imprimi-lo acessando o portal do Inep na internet. Tanto a prova objetiva quanto a redação só poderão ser feitas cor caneta esferográfica de tinta preta de plástico transparente. O uso de lápis e borracha não é permitido. Esses materiais serão recolhidos antes da prova, junto com celulares, relógios e qualquer tipo de aparelho eletrônico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação