Brasil

Falta de ônibus e acidente estão entre as desculpas de quem perdeu o Enem

postado em 22/10/2011 16:08
Curitiba ; No campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), maior local de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Curitiba, a movimentação com a chegada dos estudantes começou por volta das 10 horas da manhã. A maioria chegava correndo, apressada, demonstrando nervosismo. Poucos chegaram atrasados, depois das 13 horas. Mas todos tinham uma desculpa.

Chorando, Daniela Costa, 28 anos, explicou que ;pegou três ônibus; para chegar ao local da prova. ;Saí de casa às 11h30 e não tinha um número maior de ônibus nessas linhas como pensei;. Ela lamentou o ano de estudo perdido para concluir o ensino médio.

O estudante Eric Castro, 19 anos, mostrou o joelho machucado e um atestado confirmando que havia sido atendido em uma emergência médica após ter se acidentado com a moto. ;Fui fazer um raio X e o médico demorou para me liberar;, lamentou ele, que ia fazer o Enem pela primeira vez.

Mais sorte teve quem chegou no horário, como a decidida vendedora de roupas Dina Januário da Cruz, de 52 anos. Ela contou que fez cursinho preparatório e aprendeu muito com os jovens, que eram a maioria dos alunos na sala de aula. Mãe de seis filhos e avó de cinco netos, ela disse que ainda não se inscreveu para nenhum vestibular, mas pretende estudar música. ;Meus filhos e netos estão mais nervosos do que eu, torcendo para que eu consiga;, disse ao entrar apressada para o exame.

Já a estudante Flávia Evelyn, 16 anos, contou que chegou ao local da prova, no bairro Cristo Rei, acompanhada da mãe por volta das 11 horas. Ainda tentou procurar a coordenação local para reivindicar a troca do horário para depois do pôr do sol, uma opção disponível no processo de inscrição para quem, por crença religiosa, se considera impedido de exercer atividades no sábado.

;Quando fiz a inscrição não vi que tinha esta opção. E tem outros amigos meus que também não encontraram a opção na hora da inscrição e decidiram , mesmo sendo também adventistas , fazer a prova agora;. Mas não conseguiu ser atendida. Apesar de triste, ela não vai desistir de uma vaga para estudar arquitetura e urbanismo na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) , que tem a nota do Enem como critério para o ingresso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação